Notícias

HGLG11: FII embolsa R$ 12 milhões com venda de fração de terreno

O fundo imobiliário CSHG Logística (HGLG11) informou que vendeu uma fração do terreno que faz parte do ativo HGLG São José dos Campos

Capa fundos imobiliarios
Capa fundos imobiliarios

Índice de fundos imobiliários abriu a semana em terreno negativo; FII de logística vende terreno no interior de SP.

O fundo imobiliário CSHG Logística (HGLG11) informou que vendeu uma fração do terreno que faz parte do ativo HGLG São José dos Campos, no interior de São Paulo, por R$ 12,5 milhões.

Em comunicado, o FII explica que a área de 169,2 mil metros quadrados foi vendida para uma empresa do ramo de loteamentos. Diante disso, o terreno será desmembrado de seu condomínio logístico. A área total tem 581,6 mil metros quadrados.

O que são FIIs?

São fundos de investimentos formados por pessoas que têm como objetivo comum investir no mercado imobiliário. Ele é criado por um administrador, dentro de bancos ou gestoras de ativos, que realiza o processo de captação de recursos junto aos investidores por meio da venda de cotas.

Como funcionam os FIIs?

Os recursos captados com essa venda podem ser usados para a compra de diversos tipos de ativos imobiliários – imóveis rurais ou urbanos, construídos ou em construção, destinados a fins comerciais ou residenciais –, e também para a compra de títulos e valores mobiliários ligados ao setor imobiliário, tais como cotas de outros FIIs, Letras de Crédito Imobiliário (LCI), Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRI), ações de companhias do setor imobiliário etc.

É o gestor do fundo que escolherá em que tipo de ativos o FII irá investir, seguindo o regulamento do produto. A política pode ser específica – e estabelecer, por exemplo, que o FII invista apenas em imóveis prontos destinados ao aluguel de salas comerciais – ou genérica – e permitir ao fundo adquirir imóveis prontos em geral ou em construção, que posteriormente podem ser alugados ou vendidos.

Como o investidor recebe os lucros dos FIIs?

Os FIIs são formados no estilo de condomínio fechado, ou seja, não é permitido resgatar as cotas antes do prazo de duração estabelecido pelo fundo. A maior parte dos FIIs tem duração indeterminada, ou seja, não tem uma data para liquidação. Nesse caso, se o investidor decidir sair do investimento, só poderá fazê-lo por meio da venda de suas cotas no mercado secundário.

Sair da versão mobile