Notícias

Hypera (HYPE3): vale a pena investir nas ações?

A Hypera é a maior empresa do setor fármaco do país em capitalização de mercado. Conheça um pouco mais sobre essa gigante brasileira!

imagem padrao gdi
imagem padrao gdi

Você sabia que a Hypera (HYPE3) é  maior empresa do setor fármaco do país, tanto no segmento de medicamentos isentos de prescrição, quanto em capitalização de mercado?

Conheça um pouco mais sobre essa gigante brasileira do mercado farmacêutico!

Sobre a companhia

Fundada em 2001, está listada na Bolsa desde 2008 – atualmente, em Novo Mercado. Entretanto, atingiu algo próximo à constância de resultados apenas a partir de 2012.

A companhia detém marcas muito fortes como Benegrip, Buscopan, Engov, Estomazil, ZeroCal, dentre muitas outras tão relevantes e conhecidas quanto.

Possuir marcas renomadas é uma das maiores vantagens competitivas neste setor. Os clientes tendem a ter produtos preferidos, e dificilmente optam por outras opções, quase em um movimento de tradição.

Além disso, a Hypera possui um excelente modelo de governança, e dialoga muito bem, tanto com seus clientes, quanto com seus investidores.

Já os pontos negativos observáveis envolvem o setor, que demanda insumos advindos do exterior. Sendo assim, alguns de seus custos são em dólar, enquanto a receita é composta por real.

Resultados recentes

Certamente a companhia está inserida em um dos setores mais resilientes em momentos de crise, o que a permite ter um Beta de 0,5. Ou seja, a empresa apresenta baixo risco sistêmico aos seus acionistas.

Sendo assim, é possível compreender os os bons resultados  que a Hypera apresentou, mesmo em período de pandemia.

Primeiramente, seu crescimento em sua Receita Líquida, na comparação com o 2T19, foi de 7,9%. E o Lucro Líquido ajustado cresceu em 17,6%.

O Lucro Bruto cresceu enquanto a Margem Bruta regrediu 2,6% no trimestre.

Fonte: RI Hypera

Além disso, teve queda em Despesas Administrativas e nos custos de marketing. 

Finalmente, é uma companhia pouco alavancada, com sua dívida diminuindo ano a ano.

Vale a pena?

A companhia esperava, para o ano de 2020, uma receita em torno de R$ 4,25 bi e um lucro de R$ 1,2 bi. Mas com a pandemia, precisou reajustar as projeções.

Nesse sentido,a nova expectativa de receita caiu e o lucro esperado aumentou. Ou seja, mesmo em um momento de crise, a companhia conseguiu reduzir custos e otimizar seus ganhos.

Vale destacar que, mesmo se recuperando bem nos últimos trimestres, seus papéis ainda estão descontados.

Em suma, a Hypera apresenta um posicionamento defensivo, que a favorece, estando aliado à uma boa gestão e projeções adequadas.

Por fim, a empresa detém uma grande fatia de mercado, e, de acordo com especialistas apresenta potencial de valorização

Este artigo possui a estrita finalidade de informar. Sendo assim, não figura recomendações.

Sair da versão mobile