Expansão

iFood compra controladora da Decolar por US$ 1,7 bilhão

Prosus adquire Desapegar por US$1,7 bi em movimento estratégico na América Latina

iFood compra controladora da Decolar por US$ 1,7 bilhão

A gigante de tecnologia holandesa Prosus anunciou a aquisição da agência de viagens online Despegar.com por US$ 1,7 bilhão, expandindo sua atuação no comércio eletrônico da América Latina. A oferta de US$ 19,50 por ação foi aprovada pelo conselho da Despegar, representando um prêmio de 33% sobre o preço de fechamento de suas ações no dia 20 de dezembro.

O CEO da Prosus, Fabricio Bloisi, afirmou que essa aquisição é uma demonstração clara da estratégia da empresa de gerar valor por meio da criação de ecossistemas complementares de negócios de tecnologia. “Vamos acelerar o crescimento da Despegar alavancando os extensos pontos de contato com o cliente dentro do nosso portfólio”, disse Bloisi, destacando o potencial de expansão da companhia na região.

A Prosus, uma das primeiras investidoras da Tencent Holdings, tem se destacado por sua busca global por aquisições, com o objetivo de replicar o sucesso obtido com a gigante chinesa de internet. Sob a liderança de Bloisi, que assumiu o comando da Prosus em julho, a empresa já realizou vendas significativas de participações, como na indiana Swiggy e na chinesa Trip.com, por US$ 1,5 bilhão. A aquisição da Despegar é a primeira grande operação sob sua gestão, com mais negócios previstos no horizonte, dada a ênfase no crescimento rápido.

A Despegar opera em 19 países e processa mais de 9,5 milhões de transações anualmente, com reservas brutas de US$ 5,3 bilhões em seu ano fiscal de 2023. A empresa está posicionada como um dos principais players no setor de viagens online na América Latina. De acordo com a Prosus, a aquisição trará a empresa para seu portfólio de e-commerce, que já inclui o iFood, o OLX e a plataforma de eventos Sympla, reforçando sua presença na região.

Espera-se que o fechamento do acordo ocorra no segundo trimestre de 2025, após a aprovação regulatória. Após a conclusão da transação, o portfólio da Prosus na América Latina contará com cerca de 100 milhões de clientes e mais de US$ 500 milhões em ganhos de e-commerce antes de juros e impostos.

Sair da versão mobile