A participação das empresas brasileiras, cuja expectativa de negócios no evento é de US$ 25 milhões, é organizada pelo projeto Ceramics of Brazil, realizado pela Anfacer (Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres) em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).
O mercado norte-americano, um dos maiores do mundo no setor, tem ocupado cada vez mais espaço nas exportações brasileiras do setor. Em 2016, representava apenas 9% do total. Em 2018, já eram 13%; em 2021, passou a responder por 18% do volume e 23% do valor. No último ano os EUA se tornaram o principal destino das exportações nacionais, com 20,6 milhões de metros quadrados fornecidos ao país, ao valor de US$ 119,3 milhões.
A COVERINGS é a exposição setorial norte-americana mais importante para os canais de distribuição e varejo de revestimentos cerâmicos, com alcance também nos mercados do Canadá, México, Panamá, Colômbia, Equador, Bolívia e Caribe. É um ambiente que funciona como vitrine e espaço de compra. É histórica a participação brasileira no evento desde 1998.
Em 2023, as 19 empresas brasileiras participantes da COVERINGS são as seguintes: Alfagres; Angelgres; Carmelo Fior; Cerâmica Almeida; Cerâmica Elizabeth; Cerbras; Cristofoletti; Dexco; Formigres; Fragnani; Gail; Incepa; Itagres; Karina; Lef; Lume; Pamesa Do Brasil; San Marcos e Villagres.