Mais um pregão da bolsa de valores foi aberto hoje, e os investidores estão animados para conferir as novidades e mudanças no mercado de capitais nesta semana. Assim, pensando nisso, nós do Guia do Investidor elaboramos um resumo com os principais destaques do mercado até aqui! Confira agora mais detalhes!
Investidores estrangeiros estão otimistas com o Real
As apostas favoráveis ao real por parte de especuladores que operam na Bolsa de Chicago (CME) bateram recorde na semana finda em 1º de março, com a moeda brasileira atraindo novas compras pela quarta semana consecutiva e em ritmo histórico.
Os números incluem, portanto, dados da última semana de fevereiro e o primeiro dia de março, justamente o período de início da invasão da Ucrânia pela Rússia, evento que provocou uma disparada na volatilidade global e empurrou o rublo para uma queda livre que levou a divisa a mínimas recordes sequenciais.
O rublo, aliás, sofreu a maior onda de vendas na CME em 17 meses. O real, por outro lado, registrou a terceira maior compra líquida desde pelo menos 1996, quando os registros começaram a ser feitos.
A moeda brasileira tem se destacado, entre outros motivos, por ser vista como potencial beneficiada do rali das commodities, pelos juros elevados e também pela percepção de que parte do fluxo antes destinado à Rússia poderia se direcionar ao Brasil –ambos os países têm, por exemplo, PIBs de tamanho similar.
Ibovespa (IBOV) abre em alta nesta quarta-feira
O Ibovespa (IBOV) abriu em alta nesta quarta-feira (9), puxado pelo otimismo mundial com a guerra da Ucrânia. Às 10h47, o índice subia 0,57% e alcançava os 111.836 pontos. Com isso, a Bolsa brasileira acompanha a tendência positiva das principais bolsas de valores do mundo hoje.
Altas e Baixas
Ademais, o mercado abre nesta quarta com movimentações interessantes, como a queda das ações da PetroRio após as recentes especulações do mercado mundial de Petróleo.