Notícias

Investimentos na bolsa decola e registra 858 mil cadastrados

imagem padrao gdi
imagem padrao gdi

Segundo a diretoria, o motivo para o recorde da Bovespa é a valorização das ações, além da esperança quanto ao atual cenário econômico.

A bolsa de valores brasileira calculou 858 mil cadastrados neste ano. No mesmo período de 2018, o registro foi de 700 mil, e fechou dezembro com 813 mil. As informações foram anunciadas por Felipe Paiva, diretor da bolsa.

A quantidade de investidores em Tesouro Direto também saltou. Segundo a divulgação, o número alcançou aproximadamente de 1,7 milhão de pessoas. “Os investidores em Tesouro Direto chegaram a passar os em ações, mas agora os em ações empataram novamente”, afirmou o diretor.

De acordo com Paiva, o desenvolvimento e a valorização das ações são os responsáveis pelo aumento do cadastro de pessoas físicas. Esse crescimento fez com que a taxa do Bovespa (IBOV) decolasse progressivamente.

Ele ainda garante que as reduções tributárias, juntamente com as reformas positivas do ambiente político, dão esperanças à bolsa e motivam a demanda de ações.

“Eu esperava que o Ibovespa ia superar os 100 mil pontos hoje, mas como começou a chover em São Paulo. E há uma correlação do mercado com o clima, acho que não vai ser hoje”, brincou o diretor da bolsa.

Expectativas

Felipe Paiva confirma que a busca por novos negócios acarreta em boas estimativas. Isso principalmente quanto ao desenvolvimento do mercado de ETF (Fundos de Índices).

A razão é que atualmente existem 16 ETF’s introduzidas no Brasil. E desse número, 13 correspondem à ações e índices nacionais. Portanto, para o diretor, a alternativa de renda fixa, para o Tesouro, estimula a economia brasileira.

Além disso, o Itaú Unibanco (ITUB4) é a instituição responsável pelo planejamento do ETF no Tesouro Nacional. No qual pretende trazer novidades referentes ao fundo antes mesmo de julho.

Desta forma, o formador do Credit Suisse (CSGN), Mauro Oliveira, os considerados Fundos de Índices são estratégias eficazes para o aumento da diversificação no mercado. Para ele, uma pessoa que pretende investir em pequenas empresas pode contratar um serviço de ETF, e assim evitar o risco de uma só ação.

Sair da versão mobile