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Lançamento da Llama 3: Meta introduz novo modelo de IA

A Meta revelou a "Llama 3", mais recente versão de inteligência artificial, oferecendo recursos avançados para uma interação mais dinâmica.

Technology human touch background, modern remake of The Creation
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A Meta, detentora do Facebook, Instagram e WhatsApp, lançou a Llama 3, a mais recente versão de sua IA, a Meta AI. Com recursos aprimorados, o chatbot promete uma interação mais dinâmica, como parte dos esforços de Zuckerberg para competir com Google, Microsoft e OpenAI.

Atualmente, várias empresas investem em IA, como a Microsoft, que testa um chatbot para suporte no Xbox, e a Meta, que utiliza a NVIDIA para acelerar suas soluções de IA. A Llama 3, com recursos avançados de resposta e geração de imagens, foi oficialmente apresentada.

Durante a demonstração, o modelo de linguagem (LLM) auxiliou um usuário a encontrar as datas do próximo eclipse. Além disso, a Llama 3 oferece recursos de geração de imagem e criação de gifs. Os investidores estão atentos à Meta AI, com ações subindo 1,5% após a demonstração e aumentando 44,9% desde a mudança de foco de Zuckerberg.

Com todas as Big Techs focadas em IA, como a Intel e a NVIDIA, a Llama 3 representa uma aposta segura. Sua evolução, contudo, parece mais promissora do que o Metaverso, e a Meta AI está apresentando resultados significativos.

“Estamos construindo o Meta AI para refletir as diversas comunidades e idiomas ao redor do mundo. Estamos trabalhando para lançá-lo em mais locais este ano, mas não temos nada de novo para compartilhar no momento.” Cita o Comunicado da Meta.

A Llama 3 e a versão mais recente da Meta AI estão disponíveis apenas nos Estados Unidos por enquanto. Nas próximas semanas, Mark Zuckerberg lançará a IA no Canadá, Austrália, Nigéria e Singapura.Infelizmente, o Brasil não está incluído na lista inicial de países com acesso à Llama 3 e à Meta AI. A Meta planeja expandir o acesso a novas regiões ao longo de 2024.

Afinal, o que é a Meta?

Mark Zuckerberg, fundador e CEO da Meta, anunciou em 28 de outubro de 2021, a mudança de nome da empresa controladora dos aplicativos Facebook, Messenger, WhatsApp e Instagram. A marca Meta substituiu o antigo nome Facebook Inc., reservando este último exclusivamente para a rede social lançada em fevereiro de 2004.

A mudança de nome reflete o foco da companhia no “próximo capítulo da conexão social”, que envolve o desenvolvimento de novas formas de interação no Metaverso. Além dos aplicativos, a Meta também se dedica à criação e venda de dispositivos de realidade virtual e mista de alta resolução. Como, por exemplo: o headset Meta Quest Pro.

Sediada em Menlo Park, Califórnia, Estados Unidos, a Meta se destaca globalmente e figura no ranking The Global 2000 de 2022 da Forbes. Classificada em 34º lugar, a lista avalia as maiores empresas do mundo com base em ativos, valor de mercado, vendas e lucro.

Atualizações e novidades da AI

A nova versão da Meta AI traz recursos inovadores de interação e geração de conteúdo, integrando-se às plataformas da Meta para oferecer consultas relacionadas a posts nas redes sociais. Um exemplo é a capacidade de perguntar sobre a melhor época para observar a aurora boreal ao ver uma foto da Islândia. Além disso, um experimento chamado “Imagine” permite criar ilustrações em tempo real conforme o texto é digitado, disponível exclusivamente para WhatsApp e experiência web nos Estados Unidos.

A Meta AI, lançada no final de setembro pela Big Tech de Mark Zuckerberg, entra na concorrência com outras soluções de chatbot de IA generativa. Como o ChatGPT e o Gemini.

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