O jogo é mais um que conta com tecnologia blockchain, mas LiteBringer é um que vale a pena, porque é possível ganhar dinheiro através de recompensas NFT.
Confira.
LiteBringer é um jogo que vale a pena?
O LiteBringer é um jogo desenvolvido com tecnologia blockchain que surgiu no dia 15 de setembro pela empresa de jogos para computadores CipSoft. O jogo de Role Playing Game (RPG) de fantasia foi implementado no blockchain do Litecoin (LTC), e é o primeiro grande jogo on-line para computadores da rede LTC.
Nesse sentido, tudo dentro do jogo trabalha com a criptomoeda LTC. Dessa maneira LiteBringer é o primeiro jogo que opera totalmente na blockchain Litecoin, o que significa que cada movimento no jogo (LiteBringer vale a pena?) é uma transação na blockchain. Nos termos mais básicos, um blockchain é um banco de dados público descentralizado que está sendo usado para registrar e verificar transações usando uma rede peer-to-peer.
O que é especialmente interessante no contexto dos jogos é o fato de que ele remove a reprodutibilidade infinita de um ativo digital.
Nesse sentido, cada ação, interpretada por todos os clientes, então qualquer ativo obtido através da manipulação, simplesmente não existe para mais ninguém.
Além disso, a construção dos personagens, atributos, as compras dentro do jogo, tudo registrado no blockchain do Litecoin (LTC), e provendo até mesmo transações na rede.
No entanto, ao escolher os equipamentos mais adequados e especializar um herói de uma maneira específica. Os jogadores podem enfrentar missões cada vez mais difíceis, derrotar chefes poderosos e coletar saques valiosos.
Outro detalhe interessante é que o jogo não conta com um servidor central. Dessa maneira, torna uma experiência multiplayer única que está dando aos jogadores um controle sem precedentes sobre o jogo e sua economia.
E como dito anteriormente, todas as ações são armazenados na blockchain. Nesse sentido, permite que ganhem dinheiro enquanto desfrutam do jogo (LiteBringer, vale a pena?).
Integração com à Litecoin
O jogo começou em 2015, quando o desenvolvedor percebeu o potencial da tecnologia blockchain jogos online, não havia criptomoedas. No entanto, não se tinha muita noção sobre isso.
Já em 2017, quando a CipSoft realmente começou a trabalhar no próprio jogo e na tecnologia por trás dele, perceberam que havia um problema de escalada.
Além disso, existia apenas um número muito limitado de transações que você executar em Bitcoin. Dessa maneira, se você quiser criar um jogo baseado em um monte de transações, você acaba com taxas muito altas.
Nesse sentido, a solução mais natural e obvio é mudança para outra rede, a escolhida naquele momento era a Litecoin, porque estava sendo intitulado como irmão mais novo e mais rápido do Bitcoin.
Isso porque as taxas de transação são muitos baixas, com garantia para ficar baixa no futuro, por isso deu um ajuste perfeito para o jogo.
No entanto, apesar que o Litecoin tenha sido projetado para ser usado como moeda, sua linguagem permite que pequenas quantidades de metadados sejam armazenados. Entretanto, o espaço gasto do jogo é apenas de 80 bytes, para garantir todas as operações do jogo.
Além disso, a lógica do jogo em si é escrita em C# onde usaram interfaces de programação disponível para receber e enviar transações blockchain.
O cliente gráfico correspondente está sendo criado com a Unity. No entanto, os jogos que usam a blockchain Ethereum tornaram-se bastante populares porque sua funcionalidade de contrato inteligente corrige muitos dos problemas que tiveram que resolver.
Contudo, outra coisa é que os jogos que usam Ethereum geralmente não são totalmente descentralizados e, em última análise, não oferecem propriedade verdadeira.
O jogo usa os tokens para a criação de ativos no jogo e retêm com contratos inteligentes na blockchain Ethereum.
Conclusão
O jogo, diferente de muitos outros games blockchain, é totalmente descentralizado. Isso vem com algumas vantagens, mas também cria alguns desafios únicos.
Isso acontece porque se estiver um erro, você não pode simplesmente desligar o servidor, restaurar um backup.
Nesse sentido, a companhia destaca que tem que ter muito cuidado e pensar muito à frente ao implementar novos recursos ou ativos, pois uma vez publicados ele tem poucas opções para corrigir qualquer coisa.
Outro desafio é que todo cliente tem que saber tudo o que está escrito no blockchain. Dessa maneira, se um cliente não estiver sempre atualizado, não seria possível verificar uma oferta comercial, por exemplo, e os itens poderiam ser vendidos duas vezes.
No entanto, o problema é que baixar todo o blockchain com todas as transações e calcular o estado atual do jogo leva muito tempo.
Afinal, o blockchain Litecoin consiste em mais de 35 GB de dados no momento. Nesse sentido, para encurtar o tempo de espera antes de iniciar o jogo, tem alguns servidores proxy que você pode usar.
Uma dessas ferramentas se chama “blockchain pré-carregada”,que acelera a sincronização com o banco de dados do jogo.
O “balance tracker” calcula os fundos dos jogadores utilizando um explorador de blocos. No entanto, esses serviços são completamente opcionais e podem ser desativados nas configurações do jogo se você não se importar com os tempos de carregamento mais longos.
Uma semana após seu lançamento, LiteBringer foi um dos aplicativos de jogos descentralizados mais bem sucedidos, e mais de 75% de todas as transações na blockchain Litecoin foram causadas pelo nosso jogo.