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Marisa (AMAR3) registra prejuízo de R$ 102 milhões no 2º trimestre

A Marisa Lojas reportou um prejuízo de R$ 102 milhões no segundo trimestre de 2024, um aumento de 60,8% em relação ao mesmo período de 2023.

Marisa AMAR3 tem prejuizo de R 60 milhoes
Marisa AMAR3 tem prejuizo de R 60 milhoes
  • A Marisa (AMAR3) reportou um prejuízo de R$ 102 milhões no segundo trimestre de 2024, um aumento de 60,8% em relação a 2023
  • O EBITDA caiu para R$ 5,9 milhões, marcando uma redução expressiva de 87% em comparação com o trimestre anterior
  • A receita líquida da empresa, no entanto, totalizou R$ 320,5 milhões de abril a junho de 2024, apresentando uma diminuição de 34% em relação ao ano anterior
  • Esses resultados, contudo, refletem dificuldades financeiras significativas, com aumentos substanciais no prejuízo e quedas marcantes no EBITDA e na receita líquida

A Marisa Lojas (AMAR3) divulgou seu balanço financeiro referente ao segundo trimestre de 2024, reportando um prejuízo significativo de R$ 102 milhões. Esse resultado representa um aumento de 60,8% em comparação ao prejuízo de R$ 63,4 milhões registrado no mesmo período do ano passado.

O lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações (EBITDA) da empresa caiu para R$ 5,9 milhões, refletindo uma queda expressiva de 87% em relação ao trimestre anterior. A receita líquida também sofreu uma redução substancial, totalizando R$ 320,5 milhões no período de abril a junho, uma diminuição de 34% em comparação ao ano anterior.

A dívida líquida da Marisa Lojas aumentou significativamente, saltando de R$ 310,5 milhões em março para R$ 657,6 milhões em junho. O aumento da dívida bruta, impulsionado por três emissões de notas comerciais que somaram R$ 300 milhões, é o principal fator atribuído a esse crescimento.

O resultado financeiro líquido foi negativo em R$ 50,6 milhões no trimestre, em comparação ao resultado também negativo de R$ 46,7 milhões registrado um ano antes. O aumento no resultado financeiro negativo é explicado pela companhia como um reflexo das despesas maiores com juros e correção monetária.

A empresa não incluiu os dados da M Pagamentos, seu braço financeiro, nos números divulgados, pois agora reporta essa operação como “descontinuada”. A parceria com a Credystem assumiu a administração da operação do cartão Marisa, conforme indicado no release que acompanha o balanço.

Crescimento nas lojas físicas

Apesar das dificuldades, a Marisa observou um crescimento de 11 pontos percentuais nas vendas de mesmas lojas físicas em relação ao primeiro trimestre deste ano. No entanto, em comparação com o mesmo trimestre de 2023, houve uma queda de 14,8%. Assim, refletindo os desafios contínuos enfrentados pela empresa.

A Marisa destacou que, durante o segundo trimestre, concentrou seus esforços na recuperação da confiança dos fornecedores. E, na melhoria contínua do planejamento das coleções, buscando alinhar melhor suas ofertas com o “DNA da empresa”.

“Seguimos confiantes em nossa capacidade de transformar desafios em oportunidades. Nosso compromisso em trabalhar incansavelmente para a retomada da Marisa ao patamar que ela merece permanece firme e constante”, destaca Edson Salles Abuchain Garcia e Adilvo Alves de Souza Jr, respectivamente, diretor presidente e CFO da companhia.

A empresa

A Marisa, contudo, é uma das maiores redes de varejo de moda feminina do Brasil, especializada em roupas, acessórios e produtos para o lar. Fundada em 1956, a empresa se destaca principalmente por seu foco em moda feminina e infantil, oferecendo uma ampla gama de produtos que vão desde vestuário até itens de cama, mesa e banho.

Além de sua presença física com uma extensa rede de lojas em todo o Brasil, a Maris, dessa forma, também possui operações no e-commerce, permitindo a compra online de seus produtos. A empresa é conhecida por suas campanhas publicitárias e promoções, que visam atrair um público diversificado.

A Marisa tem enfrentado desafios financeiros e de mercado nos últimos anos, refletidos em seus balanços e estratégias de gestão. Ela também tem buscado se adaptar às mudanças no comportamento do consumidor e às tendências do mercado de moda.

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