Notícias

Mitre registra queda nas vendas líquidas do segundo trimestre de 2023

Foto/Reprodução GDI
Foto/Reprodução GDI

A Mitre (MTRE3), empresa do setor imobiliário, divulgou os resultados do segundo trimestre de 2023, revelando que suas vendas líquidas totalizaram R$ 184,9 milhões. Esse valor representa uma queda de 2,3% em relação ao mesmo período do ano anterior (2T22) e uma redução de 23,7% em comparação ao primeiro trimestre de 2023 (1T23).

TrimestreVendas Líquidas (R$)Variação em relação ao 2T22Variação em relação ao 1T23
2T23R$ 184,9 milhões-2,3%-23,7%

No mês de abril, a Mitre lançou seu primeiro empreendimento em parceria com a Lúcio Engenharia, o ML Brooklin. Esse projeto apresenta um Valor Geral de Vendas (VGV) total de R$ 208 milhões, dos quais R$ 104 milhões são referentes à participação da Mitre. O empreendimento conta com 271 unidades, incluindo 52 unidades de 118 metros quadrados, outras 52 de 84 metros quadrados e 167 studios.

No acumulado do ano, a Mitre alcançou um VGV lançado de R$ 394,6 milhões, representando um aumento de 74,3% em relação ao primeiro semestre de 2022. As vendas líquidas atingiram R$ 427,3 milhões, registrando um crescimento de 24,6%.

Acumulado do AnoVGV Lançado (R$)Variação em relação ao 1S22Vendas Líquidas (R$)Variação em relação ao 1S22
2023R$ 394,6 milhões74,3%R$ 427,3 milhões24,6%

A velocidade de venda da incorporadora, medida pelo índice de venda sobre oferta (VSO), teve uma queda de 2,7 pontos percentuais no segundo trimestre, alcançando 10,3%. O VSO de 12 meses ficou em 34,7%, apresentando uma redução de 5 pontos percentuais.

Índices2T23Variação em relação ao 2T22Variação em relação ao 1T23
Velocidade de Venda (%)10,3-2,7 pp
VSO de 12 Meses (%)34,7-5 pp

No período de abril a junho, os distratos da Mitre somaram R$ 50,2 milhões, apresentando um aumento de 27,8% em relação ao segundo trimestre de 2022.

Distratos (R$)2T23Variação em relação ao 2T22
TotalR$ 50,2 mi+27,8%

O relatório do Itaú BBA ressaltou que o mercado tende a ter uma reação neutra aos resultados da Mitre, uma vez que a empresa já divulgou seus números de vendas e lançamentos de abril e maio. Os lançamentos (participação da empresa) totalizaram R$ 97 milhões, apresentando uma queda de 67% no trimestre e 57% no ano. Já as vendas líquidas foram de R$ 185 milhões, registrando uma redução de 24% no trimestre e 2% no ano. Isso elevou a velocidade de vendas para 10% no 2T23, em comparação com os 12% do 1T23.

Lançamentos (R$)2T23Variação em relação ao 1T23Variação em relação ao 2T22
Participação da EmpresaR$ 97 mi-67%-57%

O banco também destacou que houve uma redução de 5% nos lançamentos em relação ao trimestre anterior, totalizando R$ 1,6 bilhão. A Mitre anunciou o lançamento do Projeto MEC Gio em julho, com um VGV de R$ 230 milhões, sendo que 24% das unidades já foram vendidas.

Apesar da queda nas vendas líquidas, a Mitre continua a se posicionar no mercado imobiliário, buscando novas oportunidades de crescimento e lançando empreendimentos que atendam à demanda dos consumidores. O desempenho da empresa e suas estratégias futuras continuarão a ser acompanhados pelo mercado e pelos investidores do setor imobiliário.

Sair da versão mobile