Notícias

Na presidência Lula terminou na frente, mas no Senado, direita se sagrou vencedora

imagem padrao gdi
imagem padrao gdi

Ninguém governa sozinho. O ditado se enquadra muito bem no sistema democrático político brasileiro e expõe aquilo que pode ser o cenário central do governo nos próximos anos se o que se definiu no primeiro-turno das eleições deste domingo continuarem.

Apesar do candidato Lula sair na frente na corrida eleitoral, quem se consagrou realmente vencedor deste primeiro turno foram os partidos de direita, que conseguiram aumentar seu coro e seu poder de veto no senado e na Câmara.

Tivemos um aumento do % da direita na composição da Câmara dos deputados. Lembrando que em 2023 a Direita terá 249 votos na Câmara, enquanto que para barrar qualquer mudança à Constituição precisaria de 206 votos.

No Senado o crescimento da direita foi ainda maior. Afinal, com as definições deste domingo, a Direita tem 36 votos no senado, enquanto que para barrar qualquer mudança à Constituição precisaria de 33.

Isso significa uma redução da possibilidade de programas muito grandes de estímulo ou alteração da regra fiscal. A provável “unificação” das decisões fez o mercado receber essa informação com otimismo. E a bolsa realiza até aqui seu melhor pregão do ano, com alta de 4,30%.

Sair da versão mobile