A Neoenergia (NEOE3) está avançando com a venda de sua participação na Norte Energia, concessionária da usina hidrelétrica Belo Monte.
Desse modo, ela vê “alguns interessados” no processo, disse o CEO da elétrica, Mario Ruiz-Tagle, nesta quarta-feira.
“Estamos avançando nesse projeto, com alguns interessados, temos algumas questões regulatórias que atingem a Norte Energia que estamos acompanhando, principalmente tudo que se refere ao hidrograma que vai ser aplicado para a geração da usina”
disse, durante teleconferência de resultados
A Neoenergia detém uma fatia de 10% na Norte Energia. Além da empresa, também são sócios da concessionária a Cemig, a Eletrobras e a J.Malucelli Energia.
Além disso, as autoprodutoras Aliança Energia (uma empresa com participação da Vale e Cemig) e Sinobras e entidades de previdência complementar Petros e Funcef também são sócias.
Desse modo, a companhia já tinha intenção de alienar o ativo desde o IPO, em 2019. Isto é, e no início deste ano decidiu prosseguir com “análises e providências” para determinar as condições para a alienação de sua fatia na concessionária.
Nesse sentido, em transmissão, a companhia está estudando participar do próximo leilão de transmissão de energia. Isto é, que ocorrerá em meados deste ano, mas não indicou quais lotes teria interesse.
Segundo o executivo, a alta dos custos associados aos projetos de transmissão pode afastar alguns players da disputa. Ou seja, reduzindo a competitividade e possivelmente melhorando a expectativa de rentabilidade de alguns projetos.