Notícias

O que comprar e o que evitar em 2023: Descubra as melhores e piores ações do mercado

imagem padrao gdi
imagem padrao gdi

Você já atualizou suas expectativas para o mercado financeiro em 2023? Como todo ano, o mercado aproveita o fechamento de ciclo para entender o posicionamento do mercado e da economia. Assim, muitos utilizam a virada do ano para refletir a posição dos investimentos, ou até mesmo, buscar novos ares para seus recursos.

No entanto, decidir os rumos de seus investimentos para um ano inteiro nunca é tarefa fácil.

Para ajudar investidores a tomarem as melhores decisões, a Investing divulga ao mercado suas análises com algumas das principais ações do mercado, e revela isso através do calculo de Saúde Financeira destas empresas. O indicador é determinado com base em cinco critérios: Lucratividade, Valor Relativo, Crescimento, Tendência de Preço e Fluxo de Caixa. Já o Preço-Justo utiliza modelos próprios diversos para calcular qual seria a cotação ideal daquele papel.

Assim, os analistas chegaram a um veredito de quais ativos estão mais atrativos, e quais você deve passar longe em 2023. Curioso para ver a seleção?

O mercado em 2022

A Retrospectiva de 2022 da economia começa com um olhar da inflação gerada por medidas preventivas para a pandemia Covid começou a explodir ao redor do planeta. Para piorar a situação, uma crise de energia estourou juntamente com o conflito entre Rússia e Ucrânia na Europa, players significantes nos segmentos energéticos, fomentando ainda mais as raízes da inflação global. 

A crise de produção e o medo da escassez aumentou os preços de algumas commodities, inflando diretamente toda a escala de produção global. Um baita jeito de começar o ano não é mesmo? 

Para corrigir as movimentações, os bancos centrais se viram obrigados a adotarem uma política ainda mais restritiva de juros. O Banco Central Europeu saiu das taxas negativas, e o FED, o banco central americano, também adotou a maior taxa de juros das últimas décadas. 

Mesmo que o mercado financeiro apresente mais dúvidas do que certezas para o futuro, principalmente por conta do risco fiscal e trajetória insustentável da dívida pública em meio às disputas políticas em Brasília, todos esperam que a Bolsa volte a crescer novamente.

Qualquer panorama para 2023 não pode deixar de lado temas sensíveis – e decisivos para o mercado – como inflação, gastos públicos, taxa de juros e cenário político. E isso não só no Brasil, mas também mundo afora, com perspectiva de recessão global em breve.

As melhores ações

Empresa Ticker Nota de Saúde financeira
Gerdau GGBR4 4,05 (Nota A)
Metalúrgica Gerdau GOAU4 4,04 (Nota A)
Unipar UNIP6 4,01 (Nota A)
Kleper Weber KEPL3 4,05 (Nota A)
Ferbasa FESA4 4,24 (Nota A)

As piores ações

Empresa Ticker Nota de Saúde financeira
Tecnosolo TCNO4 1,42 (Nota D)
BR properties BRPR3 1,72 (Nota D)
Renova RENW4 1,64 (Nota D)
Viver VIVR3 1,74 (Nota D)
Sair da versão mobile