Notícias

Petrobras (PETR4): Compass não foi qualificada a comprar Gaspetro

A Petrobras (PETR4) informou nesta sexta (27) que a Compass Gás não foi qualificada para a aquisição da Gaspetro em resposta a uma notícia veiculada na mídia. Confira os detalhes desse e outros esclarecimentos da estatal feitos durante a semana.

imagem padrao gdi
imagem padrao gdi

A Petrobras (PETR4) informou nesta sexta (27) que a Compass Gás não foi qualificada para a aquisição de 51% da Gaspetro em resposta a uma notícia veiculada na mídia.

De acordo com o documento, a notícia falava a respeito do processo de desinvestimento que a companhia está promovendo com a sua holding do segmento de gás natural.

Nesse sentido, a Petrobras (PETR4) explicou que a desqualificação da Compass para a compra da Gaspetro não necessariamente precisa de um comunicado, sendo prevista nas operações de desinvestimento.

“Este é um desdobramento natural nos projetos de desinvestimento, não havendo previsão de divulgação ao mercado, de acordo com a Sistemática de Desinvestimentos.”

Petrobras via comunicado.

Por outro lado, com a notícia, a estatal informou que a atualização tem como objetivo esclarecer as informações veiculadas.

Ao mesmo tempo, a Compass e sua controladora Cosan (CSAN3) emitiram ambas um documento reforçando o anúncio efetuado pela Petrobras.

“A Compass seguirá acompanhando junto à Petrobras o processo de alienação da Gaspetro, assim como outras oportunidades no mercado de distribuição de gás natural, como parte integrante da sua estratégia de negócios.”

Compass Gás via fato relevante.

Vale dizer que a sócia da Petrobras na Gaspetro é a empresa japonesa Mitsui Gás e Energia do Brasil, com participação de 49%. Por outro lado, segundo matéria do jornal Valor Econômico, a companhia também busca compradores pela sua fatia na holding.

Outros esclarecimentos

Durante a semana, a Petrobras (PETR4) publicou outros documentos com o mesmo intuito de elucidar algumas informações da mídia.

Assim, na terça-feira (24), o comunicado da estatal falou a respeito do processo de venda do campo Papa-Terra, na Bacia de Campos. De acordo com o documento, a companhia encerrou a etapa que recebe ofertas vinculantes e pretende começar a fase de negociações.

Sendo assim, a empresa escolhida para essa fase é a gestora de fundos Starboard Asset, que possui participação relevante na 3R Petroleum, por exemplo. Nesse sentido, a proposta é de cerca de R$ 90 milhões, considerando pagamentos firmes e contingentes.

Todavia, a estatal ressalta que a etapa de negociação não implica em conclusão do negócio. Ao mesmo tempo, o valor informado não significa a quantia final de pagamento que está sujeita a deliberações e aprovações internas.

Além disso, na quinta-feira (26), a Petrobras (PETR4) publicou comunicado em resposta a uma notícia do Exame.

Conforme o documento, a empresa diz não fazer parte de arbitragem aberta por acionistas minoritários contra a União Federal.

“Como forma de melhor atender aos seus interesses e de todos os seus acionistas, a Petrobras apenas acompanha estes procedimentos, que são públicos, para eventual prestação de esclarecimentos aos árbitros.”

Petrobras via comunicado.

Sair da versão mobile