A estatal Petrobras (PETR4) anunciou lançamento de teaser, iniciando etapa de divulgação de venda da Araucária Nitrogenados (ANSA), empresa localizada no Paraná.
Segundo a companhia, o teaser contém as principais informações sobre a oportunidade, bem como os critérios de elegibilidade para a seleção de potenciais participantes.
Além disso o comunicado informa que a ANSA possui área de 636,6 mil m² e capacidade de produção de 1.975 t/dia de ureia e 1.303 t/dia de amônia, sendo que a planta encontra-se atualmente hibernada.
Contudo, a Petrobras (PETR4) pontua que a retomada da produção da planta ou sua transformação para outro fim será de responsabilidade do futuro comprador.
Ademais, a petroleira contratou o Banco Bradesco BBI como seu assessor financeiro exclusivo para realizar a transação envolvendo a venda de 100% da Araucária Nitrogenados S.A.
Vale acrescentar que a Petrobras (PETR4) tem essa empresa de fertilizantes como sua subsidiária desde 2013, adquirida da Vale Fertilizantes S.A.
Nesse sentido, os resultados mais recentes foram insatisfatórios, por exemplo, quando entre janeiro e setembro de 2019 a ANSA acumulou prejuízo de R$ 250 milhões.
O motivo apontado para o desempenho da empresa do Paraná foi que o resíduo asfáltico, matéria prima utilizada na fábrica, estava mais caro que a amônia e ureia, seus produtos finais. Devido a essa performance, a estatal preferiu deixá-la em estado de hibernação.
Finalmente, a Petrobras (PETR4) destacou em seu comunicado que as principais etapas subsequentes do projeto serão informadas oportunamente ao mercado.
Cerca de 11 empregados aceitaram plano de demissão da Petrobras
De acordo com Roberto Castello Branco, presidente da Petrobras (PETR4), aproximadamente 11 mil empregados da aceitaram planos de demissão e vão deixar a companhia neste ano ou no próximo.
Inclusive, o número representa cerca de um quarto da mão de obra da petroleira. Mesmo assim, Castello Branco já havia dado indícios em julho quando disse que cerca de 10 mil funcionários deixariam a empresa.
Para acessar comunicado na íntegra, acesse aqui.