Na noite da última quinta-feira (26) o grupo que recém estreou na B3 (B3SA3), Petz (PETZ3), anunciou a contratação do BTG Pactual como formador de mercado.
Antes da notícia em si, vale a pena compreender o que é um formador de mercado, pelas palavras da própria B3. Trata-se de “uma pessoa jurídica, devidamente cadastrada na BM&FBOVESPA, que se compromete a manter ofertas de compra e venda de forma regular e contínua durante a sessão de negociação, fomentando a liquidez dos valores mobiliários, facilitando os negócios e mitigando movimentos artificiais nos preços dos produtos.”
BTG como formador de mercado
Dessa forma, a Pet Center Comércio e Participações S.A. anunciou ontem a contratação do BTG Pactual para exercer a esta função de formador de mercado de suas ações. Este contrato, inicialmente, deve durar 12 meses, mas poderá haver prorrogação. Vale lembrar que o objetivo ao firmar este acordo é de fomentar a liquidez das ações.
Em suma. a Petz destaca que as 240.834.209 ações de sua emissão estão em circulação no mercado. Bem como indica que não celebrou contratos interferindo no direito de voto ou compra e venda de ações de sua emissão com o formador de mercado.
Além da Petz, o Grupo de Moda Soma S.A. (SOMA3) também anunciou aos seus acionistas e ao público em geral o mesmo processo. Ou seja, o grupo Soma também contratou a BTG Pactual em virtude de exercer a função de Formador de Mercado de suas ações ordinárias.
De acordo com o documento emitido pela companhia, a intenção do movimento é, também, fomentar a liquidez das ações ordinárias emitidas pela Soma. Além disso, a contar da data de sua celebração, o contrato passa a valer por 12 meses. Entretanto, ao contrário do acordo feito com a Petz, este possui uma duração máxima de 60 meses.
Por fim, uma característica do contrato entre o BTG e a Soma, é que pode ser rescindido a qualquer momento, sem qualquer ônus por qualquer das partes.