Na última sexta-feira, dia 4 de fevereiro de 2022, a Porto Seguro (PSSA3) aprovou a renovação do programa de recompra de ações. Isto é, por meio de comunicado do Conselho de Administração, a companhia detalhou sobre essa operação.
De acordo com a própria Porto Seguro, essa operação seguirá as normas da operação. Isto é, a aquisição respeitará o limite de até 17.973.306 ações ordinárias, que representam 10% do total de ações em circulação.
Além disso, essa recompra depende de alguns fatores. Assim, o número de ações em tesouraria mantidas pela Companhia no momento da operação e o saldo dos recursos disponíveis são alguns exemplos.
Expectativa para a empresa
Apesar da aprovação desse programa mencionado anteriormente, ainda há cautela em relação ao ativo. Assim sendo, o banco UBS se posicionou como neutro para as ações da empresa antes da divulgação da recompra. Contudo, o banco não mudou seu posicionamento em relação aos papéis da Porto Seguro.
De acordo com o próprio banco, o cenário não favorece a companhia. Isto é, alguns fatores consolidam essa tese ser neutra para a ação da seguradora. Desse modo, o aumento da inflação é um dos aspectos negativos.
Além disso, o aumento dos preços das apólices para carros também prejudicam a companhia no cenário atual.