Depois de dias tensos, finalmente o texto base da reforma da previdência é aprovado em primeiro turno na câmara dos deputados. O próximo passo é no senado!
A votação foi finaliza na noite dessa quarta-feira(10) com uma ampla margem para a aprovação. Assim 379 votos foram a favor contra 131. Assim o texto base segue em sua caminhada para aprovação no senado federal.
Euforia e comemoração no ministério da economia
O resultado da votação na câmara foi recebido com comemoração no gabinete de Paulo Guedes. O ministro comemorou e parabenizou a sua equipe por essa conquista.
A reforma da previdência é uma das medidas que visam a recuperação da economia do país. Além disso é uma das apostas para que a confiança dos investidores seja retomada. Assim resultado positivos na bolsa de valores nos últimos dias provam que essa teoria está correta.
Como aconteceu a votação
Veja como foi o passo a passo da aprovação do texto para a reforma da previdência.
- 1º- Discussão sobre o texto
- 2º- Votação para o encerramento da discussão
- 3º- Votação para aprovação do texto-base
- 4º- Depois os deputados votaram em um destaque que visa mudar as regras para professores e que foi rejeitado
Depois que os destaques forem concluídos ocorrera o segundo turno e que deve ter o menos numero minimo de 308 votos. Assim, depois do segundo turno a reforma pode continuar o seu trajeto até a aprovação.
A previdência é considerada falida. Pois o país está envelhecendo rápido e a longevidade aumentando. Então em 2018 o rombo da previdência era de R$ 194 bilhões.
Além disso é uma das poucas previdências no mundo que não exigem idade mínima de aposentaria.
Então isso causa problemas no sistema por pessoas com 55 anos, sadias e com possibilidade de trabalho por mais 15 anos, se aposentando e não contribuindo mais para o sistema.