Notícias

Promotor de Nova York afirma que Trump cometeu crime para esconder irregularidades

Foto/Reprodução GDI
Foto/Reprodução GDI

O promotor do distrito de Manhattan, Alvin Bragg, que está conduzindo o caso contra Donald Trump, afirmou em entrevista coletiva que os crimes praticados pelo ex-presidente e seu ex-advogado, Michael Cohen, foram cometidos para esconder outras irregularidades e para montar um esquema de supressão de notícias negativas para favorecer a candidatura de Trump à presidência em 2016.

Promotor afirma que esquema visava ocultar crimes relacionados às eleições de 2016 e comprar informações negativas

O promotor do distrito de Manhattan, Alvin Bragg, afirmou em entrevista coletiva na terça-feira (04) que os crimes cometidos por Donald Trump e Michael Cohen foram praticados com a intenção de esconder outras irregularidades e montar um esquema de supressão de notícias negativas para favorecer a candidatura de Trump à presidência em 2016.

De acordo com Bragg, foi montado um esquema para “esconder crimes relacionados às eleições de 2016” que consistia em “comprar e suprimir informações negativas” para ajudar na campanha presidencial de Trump.

Ele afirmou que os pagamentos feitos violam a lei eleitoral de Nova York, que proíbe conspirar para promover uma candidatura por meios ilegais. Além disso, os pagamentos feitos violam o limite federal para doação de campanha.

Bragg destacou que, por conta de todas essas irregularidades, Trump não poderia declarar que estava reembolsando Cohen – que realizou os pagamentos – fazendo com que o dinheiro fosse justificado como “despesas jurídicas”.

As acusações feitas pelo promotor de Nova York contra o ex-presidente dos Estados Unidos são graves e podem trazer consequências significativas para o futuro político do ex-mandatário.

Caso as investigações confirmem as irregularidades apontadas pelo promotor, Trump pode enfrentar sérias acusações criminais e ficar impossibilitado de se candidatar a cargos públicos. Além disso, a situação de Trump deve gerar novos debates sobre a ética e a transparência nas campanhas eleitorais e sobre a responsabilidade dos candidatos em relação ao financiamento de suas campanhas.