De acordo com reportagem do site Cointelegraph, a gestora QR Capital, recebeu aprovação. Assim a CVM permitiu operar fundos de Criptomoedas no Brasil. Desta maneira, a gestora passa a ser a terceira no país a oferecer um fundo específico para os cripto-ativos. Nos quais são chamados os ativos de base em criptomoedas e tecnologia Blockchain.
Índice de conteúdo
Terceiro fundo de investimento em Criptomoedas legalizado
Com o movimento, a CVM deu aval para a execução de um terceiro fundo de criptomoedas a operar no Brasil. Os outros dois são o Hashdex Digital Assets, disponível na BTG Pactual e o outro é o BLP Criptoativos FIC FIM. Então gerido através de uma gestora controlada pela Genial Investimentos.
Em conversa com o Cointelegraph, a empresa afirmou que a CVM, sendo um regulador de peso. Assim dá uma chancela para a empresa destacar investimentos ligados a Blockchain ao lado de outros players sérios do mercado.
O sócio da QR capital, Fernando Carvalho, é que os novos fundos da QR Capital encerrem 2020 com um Patrimônio Líquido de R$ 250 milhões, incluindo a captação junto aos rendimentos.
Inteligência artificial e operações 24 horas
De acordo com o Livecoins, a QR Capital utiliza Inteligência Artificial para ter rentabilidade em operações de trading com Bitcoin. Ainda segundo o site, a empresa possui quatro robôs.
Diferente do mercado de ações, o mercado de criptomoedas funciona 24 horas por dia e não tem limites geográficos. Ou seja, é possível operar 24 horas por dia em corretoras do EUA, Japão, Hong Kong, e de onde for possível obter acesso via internet.
Assim sendo, três destes robôs atuariam como traders 24 horas por dia, 7 dias por semana, e um robô faz a coordenação dos robôs-traders. No entanto, saiba que eles não operam sem a supervisão de um humano: analistas da QR Capital ficam coordenando diariamente os robôs para ver se a estratégia está sendo satisfatória e para realizar ajustes, se necessário. Como
Aquisições e destaques da gestora
A QR Capital se destaca ainda por ter adquirido parte da exchange Foxbit, maior corretora de ativos digitais do Brasil em 2018, e adquirido participações estratégias na Hathor Hetwork, protocolo de Blockchain que possui uma tecnologia inovadora.
Além do que, a QR Capital foi selecionada pela Tezos Foundation, protocolo Blockchain que recebeu aportes até de bilionários para atuar no desenvolvimento de soluções para o BNDES.
CVM e as pirâmides financeiras de Bitcoin
Vale lembrar que a CVM notificou e suspendeu a operação de uma série de empresas que alegavam “trabalhar com criptomoedas”. No entanto, essas empresas na verdade eram grandes esquemas de pirâmides financeiras.
De acordo com os sites especializados, casos como da Unick Forex, DD Corporation, Genbit e YouX Wallet, entre outras, estão ou já foram investigadas pelas autoridades por suposto esquema de pirâmide financeira.
Segundo especialistas, as características mais comuns encontradas em pirâmides financeira de Bitcoin são essas:
- Promessa de rendimento fixo e sem riscos
- Ganhos irreais (exemplo: 30% ao mês, fixos)
- Uso de marketing multinível
- Uso de “binário” e pagamentos de promoções (como viagens, carros, etc)
- Necessidade de convidar mais pessoas para manter o esquema no ar
- Nunca consegue provar de que maneira é que elas conseguem obter tais lucros
- Não possuem autorização da CVM ou de autárquias internacionais para funcionar
Em conclusão, o investidor precisa saber separar o joio do trigo e buscar se educar sobre um mercado que ainda gera muitas dúvidas nas pessoas. Por isso, está é a missão do Guia do Investidor.
Participe de nosso grupo no Telegram
Faça parte de nosso grupo no Telegram e debata e tire suas dúvidas sobre investimentos, ações, renda fixa, bitcoin e muito mais.