Alternativa ao dólar

Rússia adota Bitcoin para comércio internacional e desafia sanções

Empresas russas utilizam Bitcoin em transações internacionais, buscando alternativas ao dólar e driblando sanções. Governo legaliza mineração e aposta em cripto.

Conteúdo oferecido por

Rússia adota Bitcoin para comércio internacional e desafia sanções

Empresas russas começaram a utilizar Bitcoin e outras criptomoedas em transações comerciais internacionais, impulsionadas por mudanças na legislação que flexibilizam esse tipo de operação. A medida busca mitigar os impactos das sanções econômicas que têm dificultado o comércio com parceiros importantes, como China e Turquia.

O ministro das Finanças da Rússia, Anton Siluanov, confirmou que as transações utilizando ativos digitais já estão em andamento e têm potencial para aumentar nos próximos anos.

“Como parte do regime experimental, é possível usar bitcoins minerados aqui na Rússia em transações comerciais internacionais”, disse Siluanov ao canal de TV Rossiya 24.

Criptomoedas como alternativa ao dólar

Siluanov afirmou que essas transações já estão acontecendo e que a expansão dessas operações será uma prioridade para o próximo ano. Ele também ressaltou que os pagamentos internacionais em moedas digitais são o futuro. A Rússia, ao adotar o Bitcoin e outras criptomoedas, busca uma alternativa ao dólar, que tem sido utilizado como instrumento político pelos Estados Unidos.

O presidente Vladimir Putin criticou o uso político do dólar por parte dos Estados Unidos, afirmando que essa prática tem incentivado muitos países a buscar alternativas financeiras. Putin apontou o Bitcoin como um exemplo de ativo não sujeito ao controle de nenhum governo, tornando-o uma opção atraente para diversificação e independência em transações globais.

Legalização da mineração de criptomoedas

Além de permitir o uso de Bitcoin e criptomoedas no comércio exterior, a Rússia avançou na legalização da mineração de moedas digitais, atividade em que o país se destaca globalmente. Essas mudanças fazem parte de um regime experimental no qual o Bitcoin, entre outros ativos digitais, pode ser utilizado para facilitar transações internacionais.

A Rússia ocupa uma posição de liderança global na mineração de Bitcoin e tem investido para consolidar a integração das criptomoedas à sua economia. Nos últimos meses, o governo russo implementou medidas para legalizar a mineração de ativos digitais e criar um ambiente regulatório favorável ao seu uso no comércio exterior.

Fernando Américo
Sou amante de tecnologias e entusiasta de criptomoedas. Trabalhei com mineração de Bitcoin e algumas outras altcoins no Paraguai. Atualmente atuo como Desenvol
Sair da versão mobile