A Eve deve desembarcar em breve na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE). Os acionistas da norte-americana Zanite aprovaram na última sexta-feira (6) a combinação de negócios com a startup de “carros voadores” da Embraer (EMBR3).
Desse modo, vale lembra que a Zanite é uma companhia de propósito específico de aquisição. Isto é, voltada para o setor de aviação. Ou seja, ela pode ajudar uma empresa fechada como a Eve a chegar à bolsa de valores sem as burocracias de um IPO.
Detalhes sobre o negócio entre a norte-americana e a startup da Embraer (EMBR3)
Assim sendo, a assembleia extraordinária da Zanite ocorreu de forma virtual e teve duração de apenas 10 minutos. Isto é, com a aprovação da combinação dos negócios e de outras pautas, como o aumento do número de ações Classe A de 100 milhões para 1 bilhão.
Nesse sentido, no negócio, a Embraer (EMBR3) permanecerá como acionista majoritária. Desse modo, sua participação acionária será de aproximadamente 82% na Eve Holding.
Assim, o controle será exercido por meio de sua subsidiária Embraer Aircraft Holding, Inc. Diante disso, a operação também já aprovada pelos conselhos da Embraer e da Zanite e deve ser concluída no segundo trimestre de 2022.
Portanto, após o fechamento da transação, considerando que não haja resgate pelos acionistas da Zanite, a Eve terá aproximadamente US$ 512 milhões em dinheiro. Isto é, resultando em um valor patrimonial total de cerca de US$ 2,9 bilhões.
Logo, tanto a fabricante quanto a Spac concordaram com um período de restrição de três anos para a venda de suas respectivas ações.