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O fim das dancinhas? Tik Tok busca novo modo de atrair anunciantes

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Que as redes sociais fazem parte da nossa realidade não é surpresa para ninguém. No entanto, o que muitos ainda não sabem, é que os movimentos digitais são responsáveis por gerar grandes fortunas todos os dias.

Em especial, o segmento de marketing se mostra extremamente efetivo neste tipo de mídia, formando a parceria ideal para monetizar as redes que acessamos todos os dias.

Um dos grandes nomes do momento, o Tik Tok vem ganhando milhões de acessos diários, com seus vídeos virais e suas famosas “dancinhas”. No entanto, isso pode não ser mais o incentivo ideal para as grandes companhias firmarem novos contratos de anúncios na plataforma. Afinal, todo bom viral tem seus dias contados.

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A queda da popularidade das “dancinhas” abalou a rede de anunciantes, gravadoras e influenciadores que organizaram seu tempo e poder de compra em torno da tendência do vídeo. Embora isso não seja necessariamente ruim para o TikTok, marca uma nova fase de sua vida comercial — menos dependente de criadores menores e desconhecidos e mais de grandes nomes e empresas com bolsos fundos. “Nada permanece igual na internet”, disse Jamie Cohen, professor assistente de estudos de mídia no CUNY Queens College. “Para melhor ou pior.”

O TikTok, uma unidade da chinesa Bytedance, já era popular na Ásia quando ocorreu a pandemia de covid-19. As circunstâncias do vírus ajudaram o app a ganhar força nos Estados Unidos. Os criadores que já estão na plataforma, incluindo as dançarinas Charli D’Amelio e Addison Rae, viram o número de seguidores disparar à medida que dedicaram mais tempo às mídias sociais. No entanto, o sucesso do TikTok, que diz ter mais de 1 bilhão de usuários mensais, criou novos obstáculos. O algoritmo embutido no aplicativo, que fornece novo conteúdo aos usuários em uma página “para você” personalizada, foi projetado para identificar os interesses de nicho dos tiktokers à medida que coleta dados sobre eles. Os usuários agora estão vendo uma variedade maior de vídeos produzido por mais pessoas.

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Mas o TikTok ainda é extremamente popular. A plataforma recebeu quase US$ 10 bilhões em receita global de profissionais de marketing neste ano, de acordo com um relatório de outubro da Insider Intelligence e da eMarketer. Espera-se que esse número suba para mais de US$ 14 bilhões em 2023. A natureza dos gastos permanece em fluxo. O TikTok adicionou ferramentas para atrair novos anunciantes, inclusive os menores sem grandes departamentos de marketing.

Por exemplo, construiu um banco de dados de 800 mil criadores e criou funções de pesquisa que os conectarão aos anunciantes. A plataforma também destacou as tendências que acredita que decolarão em 2023, incluindo vídeos em que as pessoas demonstram um novo produto de maneira divertida ou conteúdo que destaca o autocuidado e que têm valor social.


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