Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Conteúdo Patrocinado

Onde Comprar Bitcoin no Brasil – Melhores Bolsas com Menores Taxas

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Nos dias atuais, vários produtos vêm aceitando moedas digitais como forma de pagamento. De redes de varejo a produtos como o cassino BTC, as criptomoedas avançaram em vários setores. Além do mais, bitcoins e demais moedas digitais são ótimas opções de investimento. Diante de diversos fatores do atual quadro econômico, elas se afirmam como um investimento dos mais seguros.

Contudo, por se tratar de algo novo para a maioria das pessoas, ainda existem muitas dúvidas. A grande maioria das pessoas ainda não sabe como começar a investir em bitcoins. Mesmo muitas que sabem, ainda guardam dúvidas sobre taxas ou melhores opções de mercado. Dessa maneira, o objetivo deste artigo é tentar esclarecer alguns pontos nesse sentido. Afinal, onde é melhor comprar bitcoins no Brasil? Onde se pratica as melhores taxas? Quais as melhores bolsas e principais opções de mercado?

Começando a investir em bitcoins no Brasil

Optamos aqui por começar do começo, explicando como dar os primeiros passos no mundo das criptomoedas. Trata-se de operações já bastante simples. Muitos aplicativos de celular já podem ser usados para viabilizar fazer operações de aquisição de bitcoins bem rapidamente. Os passos que geralmente devem ser seguidos são:

  1. Baixe o aplicativo da exchange de sua preferência ou entre no site dela. Algumas plataformas de produtos online, como fintechs, já oferecem essa opção;
  2. Crie um cadastro, de acordo com o que orienta a plataforma que escolher;
  3. Faça um depósito, no valor que for de seu interesse, objetivos e de acordo com suas condições financeiras. A maioria das opções atuais de mercado aceitam Pix como pagamento;
  4. Compre a criptomoeda que for de sua preferência.

De modo geral, essa é a operação que deve ser feita. Evidentemente, há variáveis de acordo com a empresa ou plataforma que oferece opções de investimento em ativos digitais. Existem diversas opções.

Opções disponíveis no Brasil

Vendo como começar seus investimentos em bitcoins, cabe perguntar qual é a melhor opção. Nesse caso, será preciso procurar uma corretora, também chamadas comumente de exchanges. Elas são plataformas online onde se compra bitcoins e outros ativos digitais.

Afinal, existem várias disponíveis. Há opções de exchanges que atuam em muitos países, como a Binance. Por sua vez, Foxbit, Mercado Bitcoin, NovaDax são opções nacionais. Fintechs como Nubank, MercadoPago e 99Pay também aparecem como opções de compra de criptomoedas. Assim, considerando todas elas, cabe pesquisar taxas, condições e vantagens oferecidas.

É preciso ter em vista que cada corretora oferece uma taxa. Ainda que esteja em início alguma regulação no setor, esse aspecto ainda carece de um padrão mais rígido. Fora essa questão, existem os mais variados perfis de investimento ou de interesse quando o assunto é criptomoedas. Em suma, será necessário ter em vista seus interesses e perfil, e também as opções oferecidas pela corretora.

Onde comprar bitcoins no Brasil?

De acordo com lista feita em 2023 no site Mercado Cripto, há em torno de 40 corretoras de criptomoedas no Brasil. Com efeito, a grande maioria delas entrou nesse mercado depois de 2017, embora haja algumas anteriores. Há empresas atuantes no setor no Brasil desde o início da década passada.

Considerando o extenso rol de empresas, surge a necessidade de analisar suas opções. Uma possibilidade é analisar rankings de sites especializados. O site Guia do Investidor, especializado em investimentos, rankeou as 11 melhores corretoras de criptomoedas do Brasil para 2023/2024.

O ranking do Guia do Investidor considerou diversos fatores para fazer seu ranking. Entre eles, estão notas no aplicativo, custos, segurança, avaliação noutros sites, dentre outros. Assim, trata-se de uma avaliação bem criteriosa. Segundo a avaliação do site, a melhor do mercado é a Binance, considerada a melhor relação custo e benefício. Seguida por Mercado Bitcoin, Foxbit, Kucoin e Bitso, fechando o top 5.

Kucoin e as menores taxas do mercado

O ranking do Guia do Investidor aponta a Kucoin como a que oferece as menores taxas do mercado. Essa exchange, uma das mais utilizadas no mundo, foi fundada em 2017 e só cresce desde então. Segundo o Guia do Investidor, ela já acumula mais de 20 milhões de clientes ao redor do mundo.

Essa corretora oferece taxas bastante competitivas no mercado, que são de 0,01% tanto ativa quanto passiva. O investimento mínimo é de R$5,00, e a plataforma oferece cashback e outras vantagens. Por sua vez, também não cobra taxas de saque e depósito.

Como desvantagem, o site cita sua relação com consumidores. Segundo o site Reclame Aqui, a plataforma é mencionada como uma que não responde a reclamações mediadas pelo site.

Comprar bitcoins por fintechs

Como dissemos acima, fintechs como MercadoPago, 99Pay e Nubank oferecem opções de compra de ativos digitais. Essas plataformas oferecem opções diferentes das corretoras, mas pela grande popularidade de seus produtos sempre aparecem como opções.

De modo geral, especialistas apontam desvantagens dessas fintechs, em termos de oferta de criptomoedas, em relação às corretoras. Dentre elas, uma menor oferta de criptomoedas e taxas de negociação mais altas. Por sua vez, há vantagens sobretudo para quem quer dar os primeiros passos no mundo das criptomoedas. Elas oferecem opções mais simples e um suporte permanente, ideais para quem quer começar a entender sobre as criptos.

Conclusão: onde comprar?

Como conclusão à pergunta inicial deste artigo, devemos apontar que a resposta não é única. Existem muitas possibilidades no mercado, que atendem a variedades consideráveis de perfis de investidor. Antes de escolher, é preciso responder a algumas questões. Entre elas, quanto será investido ou se conhece mais a fundo ou não este mercado.

Depois disso, cabe perguntar as condições oferecidas pelas exchanges. Taxas, condições de pagamento ou saque, relação custo benefício e outros fatores são fundamentais. Além disso, como qualquer relação de consumo, é necessário também observar o histórico da empresa. Se ela responde clientes em caso de problemas, é transparente e bem avaliada no mercado, dentre outros fatores, devem ser considerados.

Disclaimer: Este conteúdo tem a funcionalidade exclusivamente informativa, não constituindo aconselhamento de investimento ou uma oferta de investimento. O Guia do Investidor não é responsável por qualquer conteúdo, produtos ou serviços mencionados neste artigo.


Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Deixe seu comentário