
A Petrobras (PETR3;PETR4) assinou contrato para a ampliação e modernização das unidades em operação na Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco. A refinaria terá um aumento na capacidade total de processamento do Trem 1, passando de 115 mil barris de petróleo por dia para 130 mil bpd, após a conclusão das obras, prevista para o quarto trimestre de 2024. As unidades envolvidas são destilação atmosférica, coqueamento retardado e unidades auxiliares. A modernização é estratégica para a Petrobras e para o país, pois viabilizará o incremento da oferta de diesel para o mercado brasileiro a partir de 2025.
Além disso, a diretoria da Petrobras aprovou as indicações de Sergio Hermes Bacci para o cargo de presidente da Transpetro, Fernando Mascarenhas de Barros (CFO) e Jonas Barros Soares (diretor de transportes marítimos). Os nomes estão sujeitos à eleição pelo Conselho de Administração da Transpetro, que é esperada para a próxima quinta-feira (27). A Petrobras ressaltou que essas indicações fazem parte de sua estratégia de fortalecimento da governança e dos controles internos.
A ampliação e modernização da Refinaria Abreu e Lima é um passo importante para a Petrobras, que busca se tornar mais eficiente e competitiva no mercado. A empresa tem investido em diversas áreas para atingir esse objetivo, como na exploração de petróleo em águas profundas e na adoção de novas tecnologias para aumentar a eficiência energética. Com essas medidas, a empresa espera melhorar sua posição no mercado, aumentar sua rentabilidade e contribuir para o desenvolvimento econômico do país.
Antes da abertura desta segunda-feira (24), as ações acumulavam alta nos últimos 5 pregões: