Continua após o anúncio
- Petrobras divulga dados de produção referente ao terceiro trimestre de 2021;
- Produção total soma 2,83 milhões de barris de óleo equivalente;
- Portanto, houve queda de 4,1% em relação ao mesmo período do ano passado.
A Petrobras (PETR4) divulgou nesta quarta-feira seu relatório de produção referente ao terceiro trimestre deste ano. Conforme mostra o documento, a produção da estatal somou 2,83 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boepd), consolidando petróleo, gás natural e líquido de gás natural (LGN).
De acordo com a Petrobras, o valor representa um crescimento de 1,2% em relação ao segundo trimestre deste ano. Contudo, também representa uma queda de 4,1% em relação ao mesmo período do ano passado. Dessa forma, no acumulado de 9 meses a produção da estatal retrai 3,1%. A companhia destacou que a maior produção ante o segundo trimestre se deve à entrada em operação do FPSO Carioca no pré-sal da Bacia de Santos e à maior média de produção do trimestre do FPSO P-70.
“O FPSO Carioca é um exemplo da nossa estratégia de concentrar investimentos em ativos de exploração e produção de classe mundial, como o pré-sal, que possui áreas com grandes reservas, baixo risco e custos competitivos. Isso promove mais retorno para a empresa e a sociedade, criando um ciclo virtuoso de geração de valor.”
disse João Henrique Rittershaussen, diretor de Desenvolvimento da Produção da companhia.
Além disso, vale destacar que total produzido, a parte extraída dos campos de pré-sal atingiu 1,673 milhão de boepd. Portanto, houve um crescimento de 3,3% em relação ao segundo trimestre e de 1,3% na comparação anual. Isto é, enquanto no terceiro trimestre de 2020 a participação do pré-sal na produção era de 67%, agora é de 71%.
As vendas de derivados
Por fim, as vendas de derivados da Petrobras somaram 1,946 milhão de barris por dia no trimestre. Dessa forma, as vendas cresceram 10,5% na comparação anual, com crescimento em todos os derivados, sobretudo na gasolina, diesel e querosene de aviação. As vendas de gasolina, por exemplo, cresceram 17,9%, chegando a 441 mil barris por dia – com destaque para as vendas de setembro, as maiores desde 2017.
“Houve novamente aumento de consumo em relação ao etanol hidratado no ciclo Otto, elevação gradual da demanda e queda das importações de terceiros, resultando em aumento de participação de mercado.”
disse a Petrobras.
Follow @oguiainvestidor
DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.