Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Privatização da Eletrobras está próxima com inclusão em PND e PPI

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

De acordo com comunicado da Eletrobras (ELET3), a estatal foi incluída no Programa Nacional de Desestatização. Portanto, o projeto de privatização da companhia foi aprovado pelo Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos.

O próprio presidente da República, Jair Bolsonaro, participou da reunião do CPPI, que decidiu sobre a inclusão da Eletrobras no PND. Além disso, essa reunião aprovou a qualificação da privatização da Eletrobras para o PPI. Dessa forma, como parte do PPI, há prioridade. Portanto, favorecendo medidas da administração pública para viabilizar projetos nesse inclusos.

Tanto Rodrigo Pacheco (DEM-MG), presidente do Senado, quanto o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) apoiam a privatização da Eletrobras. De acordo com eles, o modelo da desestatização da responsável por 30% da energia do Brasil é razoável.

“É uma medida tolerável sob o ponto de vista da inteligência de mercado, de conciliar a preservação de um ativo que pertence a todos os brasileiros, mas que seja um ativo valorizado pela possibilidade de competitividade daquela empresa da qual a União participa.”

afirmou Pacheco.

Dessa forma, o modelo de privatização da Eletrobras concede poder de veto à União em decisões (golden share). Além disso, prevê que nenhum acionista detenha mais de 10% do capital da companhia. De acordo com Arthur Lira, essa foi a solução mais “branda” de enfrentar o tema das privatizações.

Pacheco disse ser a favor das privatizações, contudo, que o processo deve ser analisado caso a caso. Para ele, empresas altamente lucrativas precisam apenas de uma governança pública igual à governança corporativa do setor privado.

“Não pode haver um entreguismo do patrimônio nacional, mas o patrimônio nacional não pode ser preservado a qualquer custo, inclusive da competitividade”.

afirmou Pacheco.

O desempenho da Eletrobras

Após adiantar a divulgação dos resultados do quarto trimestre de 2020, a Eletrobras (ELET3) decidiu adiar mais uma vez, agora para essa sexta-feira, 19. Dessa forma, assim que estiver disponível, você poderá acompanhar os principais destaques do período aqui no Guia do Investidor.

Leia mais  Ibovespa inicia com alta, impulsionado pela estabilidade dos ativos

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Eletrobras tem alta de 588% e lucro liquido de R$7,563 bi

Rodrigo Mahbub Santana

Eletrobras (ELET3) anuncia captação de R$ 2,265 bi em financiamento com agência italiana

Paola Rocha Schwartz

Ibovespa abre a segunda-feira com alta e ativos buscam estabilidade

Paola Rocha Schwartz

Ibovespa inicia pregão em baixa e ativos apresentam instabilidade

Paola Rocha Schwartz

Eletrobras inicia tratativas com o novo controlador da Emae

Márcia Alves

Ibovespa inicia com queda e ativos buscam novos impulsos positivos

Paola Rocha Schwartz

Deixe seu comentário