Continua após o anúncio
Com tantos investimentos diferentes no mercado, cada um possui suas vantagens e desvantagens quando analisamos o perfil do investidor.
Investidores de perfil mais conservador tendem a concentrar seus investimentos em um determinado tipo de ativo. Já aqueles considerados arrojados dão prioridade aos ativos de maior retorno, mas grau de risco elevado também.
Se você busca conhecer quais os investimentos para cada tipo de investidor, acompanhe o nosso artigo.
Índice de conteúdo
Como saber o seu perfil do investidor?
Todas as corretoras e bancos solicitam junto aos seus clientes o preenchimento de um formulário para conhecer o perfil do investidor.
Preencher tal formulário é importante tanto para a instituição quanto para o investidor. Ao conhecer o seu perfil, o investidor terá condições de priorizar alguns tipos de investimentos.
As instituições, por sua vez, utilizam o resultado do formulário para identificar quais produtos indicam ao investidor e quais são os ativos que podem ser liberados para o cliente. Existem corretoras que não liberam determinados ativos, caso o perfil não seja apropriado.
Quais os perfis de investidor?
Dentre os três perfis de investidores, o primeiro é o conservador. Como o próprio nome já diz, aquele que é mais conservador tende a arriscar menos e focar suas atenções em ativos de alta liquidez, boa rentabilidade e segurança.
O segundo perfil é o moderado. Aqueles que são considerados moderados buscam investimentos mais arriscados, mas ainda dão preferência maior para renda fixa, por exemplo.
Por fim, os investidores de perfil arrojado, são aqueles que buscam mais risco em troca de ganhos maiores no longo prazo. Portanto, os investidores arrojados, costumam não ter prazo para resgatar os seus investimentos e buscam retornos maiores, superando a média do mercado.
Quais os investimentos para cada perfil de investidor?
Os três perfis de investidores tem suas características e cada um deles tende a dar prioridade a diferentes produtos financeiros. Vamos conhecer quais investimentos são mais apropriados a cada tipo de perfil.
Conservador
Os investidores de perfil conservador não dão muito espaço para a bolsa, mas sim para produtos de renda fixa, como os CDBs, LCI, LCA, letras do Tesouro Direto e fundos DI.
Moderado
Se o investidor conservador dá mais foco à renda fixa, o moderado mantém atenção na renda fixa, mas procura diversificar com ativos de renda variável, como os fundos em ações e ETFs.
Arrojado
O investidor arrojado tem grande apetite por risco. Com este perfil, o investimento em ações, fundos imobiliários, BDR e moedas (câmbio) ganham mais atenção.
Follow @oguiainvestidor
DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.