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O Guia do Investidor mostrará todas as informações sobre esta opção do pagamento do banco Santander. Após essa Review completa, você saberá se o Santander Pass Vale a Pena.
Índice de conteúdo
Resumo: Santander Pass
Opções do Santander Pass: Pulseiras preta, pulseira vermelha, pulseira Osklen, tag e adesivo |
Bandeira: Visa e Mastercad |
Público-alvo: quem pretende agilidade nas formas de pagamento, sem precisar usar cartão ou celular |
Cobra anuidade? Não É possível zerar a anuidade? Não é preciso |
Cobertura: Internacional |
Exige renda mínima? Sim É necessário ser correntista do banco? Sim |
Permite cartão adicional? Sim, mas não informa limite máximo Integra com alguma carteira digital? Google Pay, Apple Pay, Samsung Pay e WhatsApp Pay Possui programa de pontos? Sim, o programa Esfera, do Santander |
Possui app para o cartão? Sim, inclusive há um app voltado exclusivamente para gestão do cartão Nota do app Santander Way¹: 4,0 (Google Play) | 4,8 (App Store) |
VANTAGENS
- Sem custo adicional seu plano de anuidade
- Cobertura Internacional
- Pode utilizar os dispositivos eletrônicos do seu gosto, como em relógio e pulseiras
- Solicitação pode ser feita diretamente pelo aplicativo Way, do Santander
DESVANTAGENS
- Precisa ser cliente Santander, com cartão de débito ou crédito ativo
- Custo de R$ 30 a R$ 150, conforme o dispositivo eletrônico escolhido (valores podem variar em caso de promoções)
Informações gerais: Santander Pass
Em síntese, o Santander Pass é uma versão tecnológica do Cartão Santander, trazendo praticidade e agilidade. Com sistema de pagamento por aproximação, agora você poderá realizar seus pagamentos por meio de uma pulseira com um dispositivo inteligente.
Ou seja, com este meio de pagamento, você tem mais liberdade para realizar suas tarefas rotineiras, se sequer precisar usar seu cartão. Assim, por exemplo, enquanto estiver em uma corrida ou na praia, poderá somente ficar com sua pulseira para realizar pagamentos.
Desse modo, conheça todas as opções disponíveis do Santander Pass:
- pulseira;
- adesivo;
- tag para relógio.
O que é o Santander Pass?
Em suma, são dispositivos de pagamento por aproximação, tecnologia NFC, em que o cliente poderá utilizar para suas compras, no débito ou crédito, sem precisar utilizar o cartão. Pode comprar somente aproximando o dispositivo (tag, pulseira ou adesivo).
Conheça os benefícios do Santander Pass
O Santander Pass será de grande ajuda para facilitar o seu dia a dia, aliando segurança e agilidade. Veja abaixo os principais benefícios dos dispositivos:
Segurança | Mesma segurança de sempre e não precisa sair da sua mão. | |
Agilidade | Mais rapidez no seu jeito de pagar. | |
Autonomia | Escolha como prefere pagar: pulseira, adesivo ou tag. | |
À prova d’água | Te permite entrar na piscina, praia ou realizar esportes, sem se preocupar. | |
Sem bateria | Liberdade de sair de casa sem se preocupar com a bateria do seu dispositivo. | |
Confortável | O formato que te oferece praticidade e conforto no seu dia a dia. |
Santander Pass Valor
Os valores diferem para cada dispositivo, sendo os custos descontados na fatura do seu cartão. Vale destacar que os valores podem ser alterados de acordo com promoções:
- Pulseira preta: R$ 50.
- Pulseira vermelha: R$ 50.
- Tag de relógio: R$ 40.
- Adesivo: R$ 30.
- Pulseira da Osklen: R$ 150.
Como solicitar o Santander Pass?
O Cliente poderá solicitar pelo aplicativo Way (Menu > Santander Pass), na Central de Atendimento ou na agência.
Tenho apenas um cartão de débito, posso solicitar o Santander Pass?
Não. Para solicitar algum dos dispositivos Santander Pass, é necessário possuir um cartão de crédito.
Como usar o Santander Pass?
Passo a passo para pagamento:
Informe que o seu pagamento será por aproximação. | |
Aproxime o seu dispositivo na maquininha. | |
Aguarde o “bip” de confirmação. | |
Pronto! |
Saiba mais sobre a Tecnologia NFC: pagamento por aproximação
A tecnologia evolui mais rápido do que possamos imaginar. E a tecnologia de pagamentos NFC está entre as mais inovadoras. Da sigla em inglês, “Near Field Communication”, é a tecnologia que transfere dados de maneira sem fio, bastando a aproximação de dois dispositivos.
Neste sentido, para facilitar as transações comerciais, a tecnologia NFC também é utilizada para realizar pagamentos por aproximação. Em resultado, agora é possível fazer compras aproximando o seu cartão, de crédito e débito.
E não pára por aí, através do aplicativo de sua conta digital, é possível realizar pagamentos por aproximação utilizando seu smartphone.
Embora NFC passou a ser conhecida por “pagamento por aproximação”, seus recursos vão além. Como, por exemplo, pode destravar fechaduras digitais, catracas, cancelas, dentre outros.
Avaliação do Santander Pass
Para descobrir se o Santander Pass vale a pena, o Guia do Investidor realizou pesquisas nas principais plataformas avaliações dos consumidores. Então, importante ver a opinião de usuários antes de solicitar o seu Santander Pass.
Avaliação do Santander Way
Considerando a avaliação nas duas plataformas, os aplicativos contam com as seguintes notas:
Google Play | App Store | |
App Santander Way | 4,0 | 4,8 |
Acesso em 11/10/2022.
Fonte: Google Play/App Store.
Comentários dos usuários do Google Play
O aplicativo funcionava perfeitamente, mas depois da última atualização, os contatos salvos para acesso rápido no pix desapareceram, mesmo clicando em salvar. Isso dificulta o trabalho das pessoas. Também está tendo problema para mostrar o extrato de envio e recebimento, como se estivesse fora do ar. Resolvam isso, por favor.
Avaliação de Giulia Crusoé no Google Play. Nota: ★
Péssimo, não recomendo! No começo era até bom, muito prático, rápido, você pagava a fatura com o saldo da conta, o pagamento constava na hora. Agora não, trava muito. Realizei um pagamento há 2 semanas e até hoje não consta como pago, fica como atraso, não devolvem meu dinheiro, (sem fica fora do ar quando peço). O atendimento virtual é péssimo, não se resolve nada. Ligação sempre cai. Em fim, santander além de juros abusivos não respeita o cliente!
Avaliação de Tatiana no Google Play. Nota: ★
O aplicativo é horrível. A interação é lenta, as informações sobre limite e fatura são confusas e a conexão cai constantemente, sendo necessário o login no app a cada minuto. O assistente virtual é uma piada de mau gosto, pois não serve para absolutamente NADA. Só não perde para o “Itaú Cartões”, mas se esforça bastante para atingir o mesmo nível de mediocridade.
Avaliação de Luan Oliveira no Google Play. Nota: ★
Comentários dos usuários do App Store:
Excelente aplicativo
Santander acertou neste Santander Way !
Avaliação de Marcia Regina no App Store. Nota: ★★★★★
Reclamação cliente: Falta o Apple Pay
Vergonha não ter Apple Pay.
Avaliação de Daniel8R no App Store. Nota: ★
Olá, Daniel. Ainda não temos previsão para implementação da Apple Pay. Te asseguro que estamos em constante desenvolvimento de novas funcionalidades para o app. Acompanhe as novidades em nossas páginas, nós divulgaremos caso seja implementado. Ah, você também pode conhecer nossas formas de pagamento por aproximação aqui: https://www.santander.com.br/hotsite/santanderpass/.
Resposta do desenvolvedor no App Store
Perguntas frequentes
O que é o Santander Pass? R: São os dispositivos de pagamento por aproximação que o cliente pode utilizar para realizar compras nas funções crédito e débito em lojas físicas, sem a necessidade do uso do cartão.
Como faço para solicitar um dispositivo Santander Pass? R: O Cliente poderá solicitar pelo aplicativo Way (Menu > Santander Pass), na Central de Atendimento ou na agência.
Tenho apenas um cartão de débito, posso solicitar o Santander Pass? R: Não. Para solicitar algum dos dispositivos Santander Pass, é necessário possuir um cartão de crédito.
Preciso pagar anuidade do Santander Pass? R:A anuidade é cobrada apenas do cartão. Os demais dispositivos, como pulseira, adesivo e tag, são como um “espelho” do cartão do titular. Não há cobrança de anuidade pelo uso desses dispositivos.
Quantas pulseiras posso solicitar? R: Cada cliente pode solicitar até 5 dispositivos por cartão.
Existe algum limite de valor ou quantidade de transações que posso realizar com o Santander Pass? R: Sim. O uso está limitado a um valor diário de R$ 1.000 em transações por dispositivo. No app Way, você ainda pode estabelecer um limite máximo diário inferior a esse valor, caso prefira.
Os dispositivos são à prova d’água? R: Sim, todos os dispositivos são à prova d’água.
Posso solicitar o Santander Pass para meu adicional? R: Não. A contratação do Santander Pass poderá ser feita somente pelo titular do contrato e os dispositivos serão emitidos com as mesmas características do cartão titular, utilizando a mesma senha, limite, fatura e data de vencimento.
Qual a validade dos dispositivos? R: Os dispositivos Santander Pass têm validade de 4 anos. Após a data de expiração deverá ser realizada uma nova contratação.
A senha do Santander Pass é a mesma do cartão? R: Sim, é a mesma senha do cartão e do dispositivo.
Quais tipos de pagamentos posso fazer com o Santander Pass? R: Você faz as mesmas transações que o seu cartão de crédito permite, em lojas físicas, comprando à vista ou parcelado, no Brasil e no exterior.
Como vejo as transações que fiz com o Santander Pass? R: Todas as transações realizadas com o Santander Pass aparecerão em sua fatura, da mesma forma que as demais transações com o cartão físico, virtual ou cartões adicionais.
É possível fazer o bloqueio temporário do Santander Pass? R: Sim. No app, você pode usar o serviço de bloqueio temporário. Você escolhe quando quer deixá-lo liberado para uso, ou não, conforme a sua necessidade, e o comando é imediato, basta solicitar a opção desejada no app.
Se eu viajar para o exterior, devo efetuar o aviso de viagem para uso do cartão e, também, do Santander Pass? R: Sim, pelo app Way, você habilita o seu dispositivo para o uso no exterior.
Onde posso usar a tecnologia por aproximação para realizar pagamentos? R: Você pode utilizar em qualquer estabelecimento comercial que possua a tecnologia de pagamento por aproximação nas maquininhas, além de serviços públicos, como transporte público, no qual você pode utilizar o seu cartão diretamente nos validadores (catracas) de acesso. Acompanhe as novidades e, em caso de dúvidas, pergunte no próprio estabelecimento antes de pagar.
Minhas informações estão seguras quando faço pagamentos por aproximação? R: As transações realizadas por aproximação são tão seguras como as realizadas com chip. Com a tecnologia sem contato, você evita que alguém possa copiar os dados do seu cartão e, com o seu cartão sempre em mãos, até mesmo na hora de fazer uma compra, você está sempre no controle.
Meu dispositivo pode ser lido acidentalmente enquanto estiver no meu bolso ou bolsa? R: Para autorizar um pagamento por aproximação, é necessário que o cartão, celular ou dispositivo esteja a poucos centímetros de uma leitora com essa tecnologia de pagamento, entre 2,5 cm e 5 cm, e também posicionado da maneira adequada. Apenas as maquininhas de pagamento de comerciantes autorizados podem processar as informações. É bom ressaltar que em alguns casos é necessária a autenticação do usuário após um certo tempo de ativação e valor da compra.
Como é feita a cobrança de um pagamento feito por aproximação? R: A cobrança é feita da mesma forma que uma compra convencional ou via internet, o valor aparecerá em sua próxima fatura.
Cartão Pão de Açúcar Visa Platinum Vale a Pena? Veja classificação do Reclame AQUI | Confira a opinião dos clientes
Antecipadamente à decisão de compra de qualquer produto e serviço, muitos consumidores realizam uma pesquisa no site Reclame AQUI. Em suma, é um canal independente de comunicação entre os consumidores e as empresas prestadoras de serviços ou fornecedoras de produtos.
Desse modo, funciona como um canal do consumidor brasileiro, para expressar, de maneira individualizada, suas opiniões sobre empresas. Então, o Reclame AQUI tornou-se um site de pesquisa sobre a satisfação dos clientes frente aos serviços e produtos consumidos.
Antes de tudo, saiba como funciona o cálculo do Reclame Aqui para avaliar a reputação das empresas. Logo que você pesquisa sobre uma empresa neste canal, o que chama mais atenção é a carinha sobre a reputação.
Sobretudo, há uma fórmula aplicada para pelo Reclame AQUI para chegar aos resultados de reputação “Ótimo”, “Bom”, “Regular”, “Ruim” e “Não recomendada”: Conforme demonstração abaixo:
Em pesquisa realizada no dia 11 de outubro de 2022, a avaliação do Santander Cartões, dentre os critérios de avaliação do Reclame AQUI, classificado como “Bom”.
Desse modo, Santander Cartões, possui nota de 7.3, registrando 99% das reclamações respondidas e índice de solução de 73.7%. Nesse sentido, 64,5% de todos os usuários voltariam a contratar os serviços da empresa. Dessa maneira, registra uma nota do consumidor de 6.1. Nesse sentido, seguem os últimos comentários e reclamações dos consumidores no Reclame AQUI:
Reclamação: Não dão retorno
Liguei para o banco sendo que solicitei a troca da data de vencimento da fatura, o qual da última vez fiz em março, sendo mais de 180 dias conforme eles solicitam, porém não consigo trocar novamente. Estou tendo que adiantar a fatura quase um mês, pq vence dia 21 e só recebo dia 28. Desta forma esta muito ruim, e o banco nem sequer retorno. Sempre paguei em dia. Não tenho mais interesse desta forma ser cliente santander.
Reclamação do cliente
Bom dia Flávia Tudo bem? Esperamos que sim!
Lamentamos eventuais transtornos que possam ter ocorrido, e nos colocamos à disposição para quaisquer esclarecimentos que se façam necessários.
No nosso sistema consta NOS ULTIMOS 6 MESES JA HOUVE ALTERACAO DE DATA DE VENCIMENTO após os 6 meses você poderá estar fazendo a alteração. …
Resposta da empresa
Avaliação do Cliente:
Reclamação: Nunca consigo usar o App
Tô revoltada já com esse banco, toda vez sem exceção, eu nunca consigo usar o App quando preciso. Seja pra pagar, seja pra usar o PIX, ou o mais simples usar o ID. Nada funciona, sempre tenho que ligar pra eles e pra piorar, sempre são horas tentando porque não tem uma opção pra falar com um atendente, não tem funcionário nessa bosta de banco? Porque só as opções que eles dão na ligação não resolve, nunca resolveu. Tô de saco cheio. Acabando o que eu devo, vou cancelar minha conta lá porque a faz anos que eu tô nesse lenga lenga que só me dá dor de cabeça.
Reclamação do Cliente
Olá Amanda, tudo bem? Esperamos que sim!
Estou aqui para te atender e ajudar em qualquer tipo de situação. Para concluir o seu pedido, preciso que me envie os dados e documentos solicitados por mensagem privada no dia 10/10/2022. Sem essas informações, por motivos de segurança não tenho como prosseguir com a tratativa do seu caso. Se ainda não resolveu a sua necessidade solicitamos que abra um novo protocolo com as informações solicitadas para que possamos buscar a melhor solução para você o quanto antes ficamos a disposição e em caso de dúvidas pode nos acionar por aqui, combinado?
Resposta da empresa
Avaliação do Cliente:
Reclamação: Não consigo cancelar meu cartão de credito
Tenho um cartão de credito Santander SX final 4751 e não consigo fazer o cancelamento dele, pelo app só da erro e fecha e quando ligo na central de atendimento ( 4004-3535 ) eu não consigo falar com atendente, digito os dados de segurança e fala que não foi possível confirmar as informações e pede pra repedir os dados tudo de novo e depois encerra a ligação, que tipo de banco presta um serviço desse tão ruim ???
Reclamação do Cliente
Olá André , tudo bem? Esperamos que sim!
Conforme solicitado, foi realizado o cancelamento do cartão de crédito.
Queremos que saiba que para nós, é um prazer atender suas solicitações, então se julgar necessário ainda tratar sobre esse, ou qualquer outro assunto, poderá nos contatar novamente por essa plataforma ou através dos nossos canais de atendimento. …
Resposta da empresa
Cartão de crédito é o vilão das dívidas
Vale destacar que o Santander Pass vale a pena diante da sua praticidade. Porém, conforme explicamos, ele é uma versão do seu cartão de crédito, daí a importância do seu uso consciente e, nesse sentido, achamos por bem destacar os últimos dados sobre o envidamento no Brasil. Tudo isso como uma forma educativa sobre planejamento de finanças pessoais, para que cada vez menos pessoas sofram com dívidas em cartões de crédito.
Com o maior endividamento dos últimos 12 anos, o cartão de crédito está entre as principais dívidas dos brasileiros. Continuando a pesquisa da CNC, o cartão de crédito é o primeiro da lista de tipos de dívidas dos brasileiros, representando um total de 88,8%.
Entenda as regras do BC para os cartões de crédito
As Maquininhas da Azulzinha da Caixaumup Bank, embora pareça ter taxas altas para pagamentos com cartão de crédito, ela está cumprindo as regras impostas pelo Banco Central do Brasil (BC).
Portanto, todos os serviços de pagamentos referentes a cartões de crédito, inclusive suas tarifas, são devidamente regulamentados e, também, fiscalizados pelo BC. Dessa maneira, existem regras específicas para as formas de pagamento das faturas.
Parcelamento da fatura por crédito rotativo
Em síntese, se o consumidor não conseguir pagar o valor integral constante da fatura do seu cartão de crédito entra no crédito rotativo. Ou seja, significa a diferença do valor total e o que foi pago, incidindo sobre esse valor remanescente os devidos custos.
Conforme regras do BC, como o rotativo do cartão é uma forma de empréstimo ou parcelamento, haverá cobrança de encargos financeiros, juros e IOF na próxima fatura.
Mas atenção, as condições dependem de cada instituição e todas as regras de parcelamento devem estar descritas na fatura. Caso negativo, o consumidor deverá procurar os meios legais, caso se sinta prejudicado como, por exemplo, com aplicação de juros abusivos.
Pagamento do valor integral da fatura sem atraso
Dessa maneira, é proibida qualquer cobrança de encargos financeiros, nem mesmo Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Em suma, o IOF é o imposto que o governo cobra em operações de crédito.
Pagamento mínimo da fatura
Em síntese, a regra de pagamento de percentual 15%, como mínimo da fatura, não existe mais. Ou seja, cada instituição financeira poderá estabelecer quais serão os percentuais de pagamento mínimo mensal, a depender de sua relação de crédito com o cliente. Então, tenha atenção ao que determina sua fatura antes de tomar qualquer decisão.
Pagamento parcial da fatura
Contudo, o Banco Central determina que o cliente tem três alternativas:
- escolher o parcelamento da fatura, contratando, para tanto uma operação de crédito;
- pagamento do mínimo, sem parcelamento do saldo remanescente. Em resultado, estará sujeito ao pagamento de juros e encargos financeiros, conforme previsão do contrato;
- pagar valor menor que o mínimo e ainda escolher nenhuma forma de parcelamento. Este é o pior cenário, quando então o cliente passa a ser inadimplente. Desse modo, estará sujeito ao que prevê seu contrato, como: juros do crédito rotativo; multa de 2% sobre o valor principal; e juros de mora de 1% ao mês.
Quais tarifas podem ser cobradas no cartão de crédito?
Nesse sentido, muitas vezes vemos diferenças de tarifas cobradas, comparando os bancos. Sobretudo, saiba que isso é permitido, pois há uma certa liberalidade da instituição financeira quanto às tarifas que pode cobrar. Então, analise sobre o cartão Azulzinha da Caixa, para informar tudo aos seus clientes.
Portanto, bancos ou instituições financeiras podem cobrar as seguintes tarifas de seus clientes que possuam cartão de crédito. Lembrando, estas tarifas podem ser cumulativas.
- anuidade;
- saque de dinheiro em espécie;
- pagamento de contas;
- emissão de segunda via do cartão;
- pedido emergencial de avaliação de limite de crédito;
- serviços de envio automático de mensagens diante de alguma compra vinculada ao cartão.
Vale o lembrete: use seu cartão de crédito de forma consciente
Antes de tudo, vale sempre lembrar: cartão de Crédito não é dinheiro! Então, nunca se deixe atrair pelo número e valor das parcelas. Reflita sobre o valor total do produto ou serviço e se cabe em seu orçamento.
Sem dúvidas a crise econômica mundial foi um dos principais fatores, mas a cultura brasileira sobre finanças pessoais é o que precisa, de fato, mudar radicalmente. De pronto, enxergamos que a mudança deve vir desde a infância, através de uma educação financeira nas escolas. Mas este assunto com certeza seria um tema para outro artigo.
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