Continua após o anúncio
Usiminas divulgou seus resultados no 1T24 e registrou lucro líquido de 36 milhões.
Em divulgação dos resultados do 1T24, a Usiminas, empresa siderúrgica brasileira, líder na produção e comercialização de aços planos, registrou lucro líquido de 36 milhões, obtendo uma forte queda ante o desempenho positivo de 544 milhões obtido um ano antes.
O Ebitda ajustado, totalizou 416 milhões entre Janeiro ao final de Março, uma queda de 47% na comparação o primeiro trimestre de 2023.
As vendas de aço tiveram um crescimento de 1% no período. Já as vendas de minério de ferro subiram 4%, embora tenham recuado 18% na comparação com o 4T23.
A receita líquida da Usiminas no somatório dos 03 primeiros meses de 2024 mostrou uma queda de 14% na comparação com o mesmo período do ano passado, para 6,22 bilhões de reais ante expectativa média de analistas de 6,35 bilhões segundo a LSEG.
Ações da Usiminas despencam
Após pregão desta terça-feira (23), as ações da Usiminas começaram a despencar, perto das 15h, o papel recuou 12,68%, negociado a R$ 9,23.
O motivo da queda, reflete a reação do mercado ao balanço divulgado pela companhia. De acordo com analistas, os resultados do 1T24, foram frustrantes.
A Usiminas encerrou o primeiro trimestre com lucro líquido 93% menor na comparação anual, refletindo o impacto negativo da forte volatilidade dos preços do minério de ferro nos resultados da mineração.
Agenda 2030: Usiminas estabelece meta de descarbonização
A Usiminas (USIM5) , uma das maiores empresas siderúrgicas do Brasil, estabeleceu uma meta ambiciosa de descarbonização para 2030. A empresa anunciou planos para reduzir suas emissões de gases de efeito estufa (GEE) em 30% até 2030, em comparação com os níveis de 2015. Isso faz parte de um movimento mais amplo dentro do setor industrial global para reduzir sua pegada de carbono e enfrentar os desafios das mudanças climáticas.
Para atingir essa meta, a Usiminas provavelmente implementará uma série de medidas, que podem incluir investimentos em tecnologias mais limpas, como a adoção de processos siderúrgicos mais eficientes e sustentáveis, o aumento do uso de energia renovável em suas operações e a implementação de práticas de gestão ambiental mais rigorosas em suas instalações.
Essa iniciativa da Usiminas reflete uma tendência crescente entre as empresas de diversos setores em todo o mundo, que estão assumindo compromissos mais ambiciosos em relação à sustentabilidade e à redução das emissões de carbono.
Follow @oguiainvestidor
DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.