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O Conselho de Administração da Vale (VALE3) aprovou a criação de uma joint venture com a Ningbo Zhoushan Port. O objetivo da junção é construir, possuir e operar o Projeto West III no Porto de Shulanghu, na China.
De acordo com o comunicado, o projeto consiste na expansão do Porto Shulanghu, desenvolvendo um pátio de estocagem e berços de carregamento com capacidade adicional de 20 Mtpa. Dessa forma, a Vale otimizará custos em sua cadeia de valor, por garantir capacidade total de 40 Mtpa.
O projeto demanda um alto investimento, portanto, custará um total de RMB 4,3 bilhões (cerca de US$ 624 milhões). Isso pois não exige apenas expansão do Porto de Shulanghu, mas também a aquisição de direitos de propriedade.
Além disso, a Vale informou que deterá 50% da joint venture. E também que ambas as partes buscar empréstimos de até 65%, mas não menos que 50% do investimento total. Dessa forma, a contribuição de capital da Vale deve varia entre US$ 109 mi e US$ 156 mi.
Por fim, a Vale informou que a construção do projeto deve durar até três anos.
Sobre a estratégia de blendagem da Vale
Ainda em 2015, a Vale lançou o Brazilian Blend Fines (BRBF), um produto feito a partir da mistura de finos de ferro de três regiões do Brasil.
Assim sendo, o BRBF é produzido na Malásia e ainda em dezessete portos na China, incluindo o Porto de Shulanghu. Dessa forma, o tempo para atendimento aos mercados asiáticos reduz significativamente. Além disso, aumenta a capilaridade de distribuição ao permitir o uso de embarcações menores.
Outro grande benefício da estratégia de blendagem é o aumento de métodos de processamento a seco. Isso reduz os investimentos necessários, aumenta a vida útil das minas e reduzem também o uso de água nas operações.
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