Continua após o anúncio
A Vale (VALE3) identificou uma anomalia em um dreno da barragem Forquilha III, em Ouro Preto, na Região Central de Minas Gerais.
Após circulação de diversas notícias sobre as condições de segurança da barragem Forquilha III, localizada em Ouro Preto-MG, A Vale (VALE3) esclarece que a identificação, análise e correção de anomalias em uma barragem é uma rotina operacional normal dentro do sistema de gestão de barragens e rejeitos da companhia está alinhado ao padrão global da indústria (GISTM).
O acúmulo de material sedimentado, de coloração acinzentada, na saída do dispositivo de drenagem, localizado no primeiro alteamento da barragem, foi detectado em 15 de Março de 2024.
Em nota, a Vale (VALE3)destacou que a anomalia foi encontrada em um de um total de 131 dispositivos de drenagem e que os instrumentos de monitoramento da barragem “não acusaram alteração nas suas condições”. A estrutura é monitorada 24 horas por dia.
A mineradora, já fez contato sobre a situação para os órgãos competentes e, em conjunto com a Agência
Nacional de Mineração (ANM) e com a empresa de auditoria técnica independente que acompanha a estrutura
e as obras de descaracterização, desenvolveram um plano de ação e vem acompanhando a situação
minuciosamente.
Todos os instrumentos instalados para monitoramento da estrutura não acusaram alteração
nas suas condições.
Sobre a Barragem Forquilha III
A Barragem Forquilha III é uma das três em nível 3 de emergência em Minas Gerais – a Sul Superior, em Barão de Cocais, também da Vale, e a da mina de Serra Azul, da ArcelorMittal, em Itatiaiuçu, estão na mesma situação.
A estrutura, localizada na mina de Fábrica, em Ouro Preto, tem 77 metros de altura e armazena 19,4 milhões de metros cúbicos de rejeitos. Ela está em processo de descaracterização, com previsão de conclusão em 2035.
A barragem é parte do Programa de Descaracterização de Barragens a Montante da Vale (VALE3) e que o protocolo de emergência em nível 3 para a barragem Forquilha III foi ativado em 2019, quando ocorreu a evacuação da Zona de Autossalvamento (“ZAS”), que segue sem a presença de pessoas e animais de criação.
“Priorizamos a segurança de nossas barragens, operações, empregados e comunidades, com uma atuação transparente.” disse a mineradora em nota divulgada.
A Vale (VALE3) continuará acompanhando de forma diligente o desempenho de segurança da barragem Forquilha III e seguirá com ações para estabelecer níveis satisfatórios de segurança e estabilidade à estrutura até que sua descaracterização seja finalizada
Follow @oguiainvestidor
DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.