Continua após o anúncio
O banco de investimentos aponta bons resultados quanto ao lucro e a receita do varejo no Brasil. Após Black Friday e natal, as expectativas dependem também da nova gestão política.
O mercado varejista atravessa um estágio positivo. Conforme o banco de investimentos BTG Pactual (BPAC11), o rendimento de estabelecimentos varejistas registrou avanço no quarto trimestre na base anual.
Esse acontecimento refletiu no aumento da confiança dos consumidores, que ultrapassou o recorde de 2014, além das boas expectativas de comerciantes e a redução do desemprego.
As razões para tais resultados são asseguradas às promoções de fim de ano, como natal e Black Friday. Nas quais atingiram 26 e 5,5 pontos percentuais, respectivamente.
Segundo a BTG, o lucro líquido desta categoria pode ter alta até 11% comparado ao último semestre. Enquanto, a receita subir aproximadamente 12% e as vendas ter alta de 6,3%.
Desempenho
Com isso, na lista das empresas com melhores desempenho, no topo encontram–se a Loja Renner (LREN3), predileta entre profissionais da área. Nela, é aguardado o crescimento de 16% em vendas totais, com margem EBITDA de 25,6%.
Na sequência, estão as redes de restaurantes do Burger King e o grupo Magazine Luiza (MGLU3). Por fim, estão a companhia de distribuição GPA (PCAR4) e a empresa digital B2W (BTOW3).
Por outro lado, houve cálculos negativos para determinadas organizações. São elas: a corporação de saúde e bem-estar R.D. RaiaDrogasil (RADL3) e a fábrica de relógios Technos (TECN3). Além da empresa farmacêutica Hypera (HYPE3) e a loja de departamentos Marisa (AMAR3).
Previsões
No total, os índices apontam resultados animadores no último trimestre de 2018, nos quais encaminham boas esperanças para este ano. A expectativa é ainda maior com a recuperação ocorrida após o bombardeio da greve dos caminhoneiros e das eleições.
Em contrapartida, apesar das previsões para 2019, especialistas alegam que o sucesso econômico dependerá, em especial, do governo atual. Se espera que a nova governança proponha reformas relacionadas ao ajuste fiscal.
Follow @oguiainvestidor
DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.