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A Cielo (CIEL3) enviou relatório ao público nesta quinta-feira (17) informando performance de vendas do Varejo para o mês de agosto.
Segundo o documento, denominado Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), ainda existem impactos da pandemia da COVID-19 afetando os resultados do Varejo.
Nesse sentido, o ICVA inicia pontuando que as vendas recuaram 15,1% em agosto comparado com o mesmo mês em 2019, descontando a inflação.
De acordo com os termos nominais, considerado espelho da receita de vendas observadas pelo varejista, a queda do ICVA foi de 12,6%.
Contudo, mesmo com essa retração, agosto foi o quarto mês consecutivo de recuperação das vendas. Nesse sentido, os destaques positivos foram os segmentos de Materiais para Construção e Móveis, Eletro e Departamentos.
Além disso, o ICVM também apresenta dados classificados por região. Nesse caso, acompanhando o resultado nacional, todas as regiões registraram queda nas vendas, comparando agosto de 2020 e o mesmo mês no ano anterior.
Inclusive, a Cielo (CIEL3) destaca que o Varejo na região Sudeste foi quem apresentou maior retração das vendas em agosto, representando -14,1%.
Em seguida, o desempenho do Varejo das outras regiões foi respectivamente: -11,9% para região Sul, -11,7% para o Nordeste, -9,5% para o Centro-Oeste e -1,5% para o Norte.
Ademais, a região Norte foi a única que apresentou uma variação positiva. Considerando o ICVA nominal, a região Norte apresentou aumento de 3,6% comparando agosto de 2019 com o mesmo mês de 2020.
Por fim, Gabriel Mariotto, superintendente-executivo de Inteligência da Cielo, comentou:
“A recuperação foi particularmente forte para os setores que vendem Bens Duráveis, mas mesmo o grupo de setores de Serviços, mais prejudicado pelas medidas de distanciamento social, apresentou melhora nas vendas no mês passado”
Conheça o ICVA
O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) é um relatório que acompanha mensalmente a evolução do Varejo brasileiro.
De acordo com a Cielo (CIEL3), por meio dos modelos matemáticos e estatísticos desenvolvidos em sua unidade de Inteligência, o indicador mais do que apenas apresentar atividade do comércio pelo movimento com cartões, também consegue mostrar a real dinâmica do consumo de venda com seu método.
Isso ocorre porque sua base de dados é ampla, sendo composta por 1,5 milhão de varejistas credenciados à companhia, mapeando a venda de 18 setores e observando desde pequenos lojistas a grandes varejistas.
Para acessar relatório na íntegra, acesse aqui.
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