Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

52% preferem redes sociais para saberem de novos produtos

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Em 2022, a América Latina atingiu uma taxa de disseminação de internet de 66,1%. Apenas no Brasil essa margem chegou a 70,2%, no Chile atingiu 82,30%. À medida que a transição para a rede 5G ganha impulso na região, uma urgência crescente se estabelece nas empresas: acelerar a transformação digital para acompanhar as necessidades do consumidor moderno. Essa é a constatação da MoEngage – plataforma de engajamento com insights gerados por Inteligência Artificial.

As preferências de consumo evoluíram nos últimos anos e alguns aspectos foram identificados na pesquisa “Customer Engagement Benchmarks – 2022”, conduzida pela Martech. A MoEngage analisou recentemente mais de 20 bilhões de mensagens e 4 bilhões de interações com compradores no mundo e, para entender o cenário do consumidor latino-americano, apresenta o recorte para o Brasil e Chile.


Para mais da metade dos brasileiros, receber informações sobre lançamentos de produtos via redes sociais está no topo:

  • 52% dos brasileiros querem receber os alertas via Redes Sociais (Instagram, YouTube, Snapchat, Facebook, Reddit);
  • 14,8% querem receber estes anúncios por e-mail;
  • 11,2%, via mensagens no próprio aplicativo ou em banners nos sites;
  • 11,2% consideram o Whatsapp ou Facebook meios interessantes;
  • 6% gostam de receber notificações via Push;
  • 4,8% dos compradores preferem alertas por SMS.
Leia mais  Ações da GameStop disparam com rumores de retorno de 'Roaring Kitty'

No Chile, os alertas via Redes sociais também está no topo, com 56% das preferências, seguidas de e-mail (19,6%), mensagens no próprio aplicativo ou em banners nos sites (9,2%); notificações via Push (6,40%); SMS (5,6%) e Whatsapp ou Facebook (3,20%).

Como os brasileiros acompanham o status de entrega dos seus pedidos?

O trio de mensageria preferido pelos consumidores para receber avisos sobre os envios de seus pedidos é formado por E-mail, com 31,6% das preferências; o WhatsApp, canal com grande aderência no Brasil, é representado por 22,8%; e notificações via Push, com 18,4%. Os demais citados são: SMS (14,4%) e as mensagens recebidas no aplicativo ou banner no website (12,8%).

E no Chile? Para os chilenos, o trio muda, mas acompanhar os status de seus pedidos por E-mail também está no comando para 38%. Diferentemente do que acontece no Brasil, as mensagens recebidas no aplicativo ou banner no website são preferíveis por 18,4%, e em terceiro lugar as notificações via Push (16%).

Lembretes sobre assinaturas e renovações

Para serem informados sobre o momento de renovar assinaturas, a tríade e-mail x whatsapp x push novamente está no TOP 3: 28,8% dos brasileiros preferem as comunicações por E-mail, enquanto Whatsapp ou Facebook representam 26% e as notificações via Push, 19,2%. Além destes canais, as mensagens recebidas no aplicativo ou banner no website (17,2%) e, por último, o SMS (8,8%) foram abordadas.

Leia mais  ONG que combate o ódio digital planeja "matar o Twitter"

Para o Chile, as comunicações sobre renovações de assinaturas são bem aceitas por E-mail por 43,2%, notificações via Push, por 20%; e mensagens recebidas no aplicativo ou banner no website, por 14,8%.

Os consumidores desejam se sentir exclusivos. Quando as marcas oferecem experiências personalizadas, surgem melhores resultados e maior engajamento. Para atingir estes objetivos e se aproximar dos compradores, a MoEngage dá algumas dicas:

  • Reúna informações sobre as preferências de seus consumidores 
    Informações primárias como padrões de navegação ou histórico de compras são úteis para saber o que seus compradores gostam, seus interesses, o que desejam e com qual frequência precisam ser impactados.
     
  • Faça uma segmentação de interesses e comunique
    Crie uma segmentação de consumidores de acordo com afinidades apresentadas anteriormente. Sempre que houver um novo produto em uma categoria de interesse deste comprador, envie um comunicado personalizado, priorizando e respeitando os canais de interesse deste usuário e a frequência.
     
  • Envie alertas de texto com base no comportamento do consumidor
    Em compras por impulso, os consumidores nem sempre se lembram do que pediram. Atualizações regulares sobre o status de pedidos e entregas também tendem a reduzir o número de solicitações de códigos de rastreio ou cancelamentos, pois os compradores não são pegos de surpresa;

    Configure campanhas automatizadas para enviar alertas de texto em massa com um link confirmando a compra para aqueles consumidores que acabaram de fazer pedidos. 24 horas após a realização do pedido, envie um novo comunicado com o link para que ele acompanhe e rastreie o status de envio/entrega.
     
  • Aumente as principais métricas de e-mail aprendendo o melhor momento para envio de mensagens
    Apareça nas caixas de entrada de e-mail. Entenda o comportamento do seu consumidor e aborde-o antes de ir para a academia, no elevador, depois de entrar no táxi entre outros hábitos identificados. Você pode reservar esse tempo para enviar recomendações de produtos e criar oportunidades upsell;

    A Inteligência Artificial pode ser usada para monitorar métricas como as taxas de abertura, cliques e conversão. A partir disso, é possível agendar automaticamente as suas campanhas mais importantes para o momento e gerar um fluxo de engajamento com o consumidor.
Leia mais  Análise de resultados do Bradesco no 4T19

A pesquisa na íntegra e em português está disponível para download.


Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Problemas técnicos: Nesta terça Instagram e Facebook enfrentam instabilidade global

Paola Rocha Schwartz

Instituto de Defesa Coletiva aciona justiça contra TikTok, Meta e Kwai por R$ 3 bi

Paola Rocha Schwartz

ONG que combate o ódio digital planeja “matar o Twitter”

Fernando Américo

Rede social X pode ser liberada?

Márcia Alves

Realizando Verificação de Idade em Mídias Sociais para Criar um Espaço Seguro para Jovens Usuários

Guia do Investidor

Após enxurrada de memes, Lula fala sobre regulação “urgente das redes”

Márcia Alves

Deixe seu comentário