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Apple ou Amazon, qual ação é melhor? O mercado de investimentos possui opções quase que ilimitadas. Por isso, não é incomum as comparações entre ações. Muito pelo contrário, a comparação é uma arma poderosa nas mãos dos investidores mais experientes. Pensando nisso, por que não comparar duas ações que estão literalmente no topo do mercado de ações?
A Apple e a Amazon podem ser consideradas verdadeiros tubarões dentro do aquário. Afinal, ambas as empresas estão no seleto grupo das FAANGs. Composto exclusivamente por 5 empresas que exercem um grande domínio e influencia no mercado de ações global.
Confira as empresas que fazem parte desta elite: Facebook, Amazon, Apple, Netflix e Google.
Recentemente, aqui no Investir Global, fizemos uma comparação entre a Netflix, e outra gigante do mercado, a Disney. Não deixe de clicar aqui para conferir.
Voltando ao foco, a Amazon e Apple, – os dois “As” da FAANGs – realmente, dominam suas áreas de atuação.
Apple (AAPL) e Amazon (AMZN), dois dos verdadeiros pesos pesados de Wall Street, há muito tempo são os pilares das carteiras de muitos investidores. Até mesmo o investidor leigo sabe disso.
Pessoalmente, como atuo no mercado, é comum que amigos e familiares, perguntem sobre empresas que estão bem colocadas no mercado. Assim, sempre que me perguntam de grandes empresas de tecnologia, as ações da Apple e Amazon sempre vem a mente.
Afinal, há muito o que gostar em ambas as empresas, é claro. A Apple continua sendo uma vaca leiteira, gerando US$ 105 bilhões em lucro bruto nos últimos 12 meses, e está no final de um plano de recompra de ações de US$ 480 bilhões em um esforço para flexionar sua força financeira e atrair mais investidores.
As empresas
Primeiramente, a Amazon é, indiscutivelmente, a empresa mais diversificada da América, tendo revolucionado a maneira como as pessoas compram, lançado um serviço de streaming de vídeo que rivaliza com o Netflix (NFLX), criando uma ala de computação em nuvem lucrativa, etc. Mas há coisas a escolher em cada empresa. A Apple se tornou uma espécie de pônei de um truque sob o comando de Tim Cook, produzindo uma linha aparentemente interminável de iPhones, mas falhando em inovar como o fez no falecido Steve Jobs.
Com as vendas do iPhone caindo, será necessário criar algo novo para realmente entusiasmar os consumidores (e investidores) novamente. O serviço de streaming da Apple TV+, lançado há um ano e meio, parece um bom começo, embora lançar um serviço de streaming não seja exatamente uma ideia nova (embora tenha sido bem oportuno para esta era de distanciamento social e auto-isolamento) e está claramente ficando para trás no novo (e mais caro) serviço de streaming Disney+ da Disney (DIS).
Os problemas com a Amazon, por sua vez, têm mais a ver com o estoque em si – ou seja, seu rico valor. O estoque AMZN atualmente tem um P/E de 60, mais do que o dobro do valor de AAPL. Esse abismo do tamanho do Grand Canyon entre as avaliações das ações é um bom lugar para começar ao examinar a história da fita fundamental para as ações da Apple vs. Amazon.
Amazon x Apple
No valor atual e futuro, AAPL claramente tem batimento AMZN. E as vendas da Apple aceleraram em um ritmo mais rápido no último trimestre, principalmente porque a Amazon nunca caiu durante a pandemia (na verdade, elas melhoraram), enquanto a Apple lutava com paralisações da cadeia de suprimentos na China e em outros lugares em meio a bloqueios. Mas a Amazon dobrou exatamente o crescimento dos lucros da Apple no último trimestre e tem infinitamente mais caixa por ação, apesar de ter uma quantidade comparável de caixa total.
De uma perspectiva fundamental, isso é basicamente um empurrão. Então, vamos passar para o lado técnico. Apesar de uma breve queda, as ações da Amazon estão imunes ao vírus, chegando a 3.500 por ação em setembro passado, antes de cair para menos de 3.000 em março em meio à correção contínua do Nasdaq.
Ainda assim, no ano passado, o AMZN subiu 33%, nada mal, mas ficando atrás do ganho de 46% do Nasdaq. As ações da Apple tiveram um desempenho melhor e também superaram facilmente as do Nasdaq, com um retorno de 59% em um ano. Com ambas as ações parecendo construir uma base mais ou menos no ponto médio de suas faixas de negociação de dois meses, acho que as ações da Apple têm mais potencial no curto prazo, dada sua avaliação mais atraente. Mas, a longo prazo, prefiro AMZN na batalha entre as ações da Apple e da Amazon.
E estamos falando sobre o longo prazo aqui, não apenas nos próximos seis a nove meses. Tanto AAPL quanto AMZN são ações que você deveria manter em sua carteira de longo prazo ou de aposentadoria.
Mas as ações da Amazon estavam crescendo mais rápido do que a AAPL antes do coronavírus. Agora que a pandemia está misericordiosamente desacelerando (pelo menos nos Estados Unidos) e os negócios estão voltando a algo próximo do normal, acho que a Amazon ainda tem uma lista de ofertas mais diversificada, e o estoque está realmente mais barato do que na base de avaliação em anos.
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