Continua após o anúncio
As maquininhas, antes de tudo, aliadas do vendedor, dada a sua importância, nesse artigo iremos ver ela. Será que a maquininha Granito é boa? maquininha Granito taxas! Confira maquininha Granito valor!
“Cartão de crédito!” “Parcelamos em até 12x”, “aceitamos débito e crédito”. Com certeza você já se deparou com uma propaganda dessas ou até mesmo faça essa categoria de convite aos seus clientes. De fato, o dinheiro em papel caiu em desuso com essas inúmeras facilidades de pagamentos.
A pandemia, com certeza, mudou para sempre nossas vidas, bem como salientou o cartão de crédito como quase metade das compras efetuadas em 2020.
Por outro lado, o endividamento com esses facilitadores também subiu. Quer sabe como NÃO cair nessa estatística? confira nosso post sobre
“Segundo os dados da ABECS, os pagamentos por cartões de crédito e débito chegaram a representar 46,4% do consumo das famílias no último trimestre de 2020. Com o auxílio emergencial, esse indicador sobe para 47,7%”
Insira o cartão… aguarde… processando… compra aprovada. Essas são algumas palavras que quem usa as famosas maquininhas de crédito e débito está acostumado a ver. No entanto, com aumento exponencial do uso de cartões, um problema revisitou, as taxas!
Em primeiro lugar, existe já aquela preocupação do cliente “… Aceita cartão… qual a taxa?…Aumenta muito se for ao cartão…”. Dessa forma, não só o vendedor fica desconfortável em cobrar esse aumento, mas também o próprio cliente que sente no bolso. Portanto, a situação mencionada pode ser uma barreira para que alguns comerciantes adquiram as maquininhas.
Nessa perspectiva, nós vamos analisar a maquininha da Granito! Para conhecer suas vantagens competitivas. Será que ela vale a pena? Veja taxas e valores.
Índice de conteúdo
Maquininha Granito é boa? Saiba mais sobre a empresa
A Granito, antes de tudo, surgiu em 2015 com o nome "Pago" e atingiu seu ápice quando se tornou uma adquirente do BMG. A Empresa de pagamentos, no que lhe concerne, destaca-se por proporciona aos seus clientes soluções variadas.
Em sua origem, nesse sentido, a Granito prioriza o empreendedor brasileiro. À princípio, começou com 8 pessoas que acreditavam numa "democratização" dos meios de pagamentos. De tal modo que exploraram essas oportunidades na tecnologia para expandir essa ideia.
"A Granito surgiu inicialmente em 2015, com o objetivo de democratizar o acesso aos meios eletrônicos de pagamento. Assim, foi fruto de uma parceria entre oito pessoas que acreditavam na possibilidade de fazer bastante diferença no mercado"
Granito
Em 2018, a organização começou propriamente a ser chamada "BMG Granito". Com um banco ao seu dispor, a fintech apostou em inovações e facilidades para seus usuários. Além disso, já no mesmo ano, outro importante banco adquiriu uma parte da empresa — Banco Inter -.
Apesar de tentar disputar o mercado com as grandes empresas, a Granito prioriza a relação cliente-vendedor, o que promete ser um grande diferencial. Sob essa perspectiva,
"Então, o nome deixou de ser Pago Cartões e aconteceram algumas mudanças até chegar no atual “Granito”. A marca passou a focar em resolver as necessidades dos lojistas e empreendedores que precisavam de soluções."
Granito
Granito — Relacionamento com o cliente
De cara, a empresa aposta num “marketing” de maior proximidade. Com isso, no final de 2021 já eram 1000 consultores granitos para atender à população. Nesse sentido, a empatia com o cliente pode ser um diferencial.
Apesar de tentar aumentar seu alcance, a fintech concentra a maioria do negócio na região sudeste. Com a finalidade de entrar na "Guerra das Maquininhas", desde que BC — Banco Central — deu a largada, seus fundadores buscam nichos — áreas de atuação — específicas.
“Não entro em guerra de preço, meu take rate médio é acima do PagSeguro e eu cresço 25% ao mês. O cliente quer ser bem atendido”
Rodrigo Luzi Texeira - CEO da BMG Granito
Em suma, você pode não ouvir falar dela, entretanto a maquineta atua em nichos específicos e afirma revolucionar o contato, bem como o suporte ao cliente. Desse modo, a fintech briga por espaço nesse grande bolo do mercado financeiro das maquinetas.
Afinal, o que são Fintechs?
Sob o contexto da (4°) Revolução Industrial, veio a famosa “Internet das coisas”, a qual consiste em migrar serviços para “web”. Nessa visão, ocorreu o mesmo com os Bancos tradicionais, todavia, quem realmente colocou a mão na massa para que tudo acontecesse foram as pequenas empresas do ramo. Essas Startups abriram caminho para os grandes bancos.
Outrossim, as Finntechs mudaram a forma de lidar com finanças. Assim sendo, imagine um Banco, o que veio a sua mente? Um gerente falando de taxas, seguros e mais cobranças?as empresas de finanças, como a Granito, desburocratizaram essas relações.
Com tanta inovação, por consequência, até o jeito de fazer propaganda mudou. Os comercias são mais interativos, os ‘designs’ são mais aceitáveis, tantas facilidades que exigem responsabilidade.
Tecnologia NFC: A maquininha Granito aceita?
Antes de tudo, sim! O Futuro bate à porta. Tal lema gera uma saudável competitividade entre as maquinetas.
Em primeiro plano, vamos apontar o que é essa tecnologia e porque ela representa tanto. Devido à (4°) Revolução, as fintechs resolveram facilitar ainda mais o uso dos cartões, a NFC, do inglês, significa Comunicação por aproximação.
Isso significa que o cliente pode fazer transferências apenas encostando o cartão próximo à maquineta.
Tá, mas a Granito é compatível? Sim, na verdade, a grande maioria das maquininhas ou está em transição, ou já desenvolveram a esse ponto. Logo, a partir da T1+Chip, já aceita.
Além disso, é mais facilidade para o cliente. Assim sendo, ele pode realizar pagamentos ao cadastrar o seu celular como dispositivo ou com o próprio cartão. Basta aproximar!
Entenda a lógica das taxas, de maneira geral
De maneira rápida e fácil, existem as taxas fixas para o débito e o crédito, chamadas “Taxas por transação”. São elas que cobram pela movimentação do dinheiro.
Por exemplo, ao efetuar um pagamento em débito, só o ato de acessar o dinheiro para a transferência tem a sua percentagem de taxa. Semelhantemente ocorre com o crédito.
Outrossim, é cabível mencionar a quantia paga pelo parcelamento no crédito. Bom, esse é mais comum entre a população, assim, suas taxas são fáceis de entender. Você paga a transação juntamente dos juros de cada parcela, as quais podem variar com o tempo. Sob essa análise, a Granito trabalha com essa variação de juros por duração. Em suma, quanto maior o tempo, maior serão as taxas! Fique atento.
Além disso, a Granito reforça o contato direto com o comprador e a negociação de taxas personalizadas. Assim sendo, a estratégia é interessante, todavia para fins de pesquisas e comparações, disponibilizar de cara a tabela poderia agradar mais alguns outros consumidores.
Por outro lado, mo site de um dos sócios, o banco INTER já é possível simular algumas taxas. Nessa visão, o banco criou um “software” com capacidade de informar o cidadão acerca de quaisquer uros na simulação. (Clique aqui)
"Na Granito você pode negociar suas taxas diretamente com um consultor especializado. Assim como nossas soluções, nossas taxas são customizadas de acordo com cada segmento, visando oferecer maior flexibilidade e praticidade ao seu negócio!"
Granito"
Maquininha Granito é boa? — Planos
Enquanto o site da granito usa o marketing pessoal das taxas personalizadas, o Banco Inter já disponibiliza alguns panos para o profissional autônomo e MEI — microempreendedor individual -.
Logo, o objetivo é o mesmo, diversificar a oferta e apostar em pequenos grandes grupos que possam ajudar no crescimento da fintech
Maquininha Granito taxas — Plano Turbo
Em primeiro plano, de maneira semelhante a outras empresas, a Granito faz diferença entre pessoa Física ou MEI e Pessoa Jurídica — nessa o contato tem que ser diretamente com a fintech para o estudo de taxas.
Tipo de pagamento | MasterCard e Visa | Hipercard e Elo | American Express |
Débito | 1,45% | 1,97% | |
Crédito (1x) | 2,89% | 3,10% | 3,10% |
2-6 meses (parcelas) | 2,73% | 3,58% | 3,58% |
7-12 meses (parcelas) | 3,49% | 3,87% | 3,87% |
Vale ressaltar que esse plano já conta com a antecipação, isto é, dinheiro na mão em um dia.
Maquininha Granito Taxas — Plano Básico
Nesse contexto, o nome já é explicativo, o plano básico é a assinatura de entrada da Granito. Assim, ele não possui o sistema de antecipação descrito anteriormente, ou seja, você terá que aguardar para receber o dinheiro de suas vendas.
Tipo de pagamento | MasterCard e Visa | Hipercard e Elo | American Express |
Débito | 1,39% | 1,80% | |
Crédito (1x) | 3,03% | 3,26% | 3,26% |
2-6 meses (parcelas) | 3,55% | 4,65% | 4,65% |
7-12 meses (parcelas) | 4,53% | 5,03% | 5,03% |
Outro detalhe interessante é a pouca variação entre as taxas. Desse modo, perceba que alguns meses a taxa não varia, ou seja, ela funciona por períodos.
1.Maquininha Granito - Máquina mPOS
Primeiramente, é o modelo mais barato por ser o de entrada da fabricante. Segue especificações:
- Portátil, funciona com chip ou wifi
- Cadastro de até 10 usuários por máquina
- 3 anos de garantia contra defeito de fabricação
- Envio de comprovante por SMS
- Sem aluguel ou taxa de adesão
De acordo com o Banco Inter, a maquineta na data desta publicação está por 479,88 R$ e não possui pagamento por aproximação (NFC)
2. Maquininha Granito - POS Granito
Já está, em segundo plano, possui maiores funções que a sua antecessora. Entre elas, já é possível notar a tela sensível ao toque, o NFC e a impressão dos comprovantes. Segue especificações:
- Conexão com opção de até dois chip e wifi
- Portátil e com 3 anos de garantia
- Tela touchscreen
- Comprovante impresso ou via SMS
- Cadastro de até 10 usuários por máquina
- Câmera traseira para registro de código de barra e QR code para pagamentos instantâneos
De acordo com o Banco Inter, a mPOS está por R$ 719,88.
3. Maquinha Granito — SmartPOS
Nesse contexto, esse modelo já conta com uma plataforma digital para auxiliar o vendedor diariamente em seus negócios. Permite ao cliente ter acesso a uma série de apps com as mais variadas funcionalidades em meios de pagamento e gestão de negócios.
4. Maquininha Granito - Máquina TEF
Por último, essa solução já é pensada em grandes lojas as quais demandam um volume enorme de vendas por dia, logo, segundo a empresa, perfeita para ramos varejistas, por exemplo.
A Solução de TEF da Granito é ideal para estabelecimentos comerciais que possuem grande volume de transações e precisam de integração com sistemas de gerenciamento no recebimento.
Granito
- Desenvolvida com tecnologia própria e exclusiva
- Flexível para integração com os sistemas de automação comercial do mercado
- Maior controle para sua operação
Maquininha Granito Reclame aqui
Eventualmente chegamos ao "Reclame aqui" da maquininha. Isso posto, a empresa apresenta uma média "boa", nota 7,1, sendo bem na média, se comparado com algumas outras. Nesse sentido, cabe ao consumidor analisar as principais reclamações da empresa para tomar a melhor decisão.
Ademais, outro ponto que devemos olhar é a percentagem de pessoas que voltariam a fazer negócios com a organização. Isso posto, a granito, ainda que tenha uma nota "ok", possui um baixo índice de pessoas que voltariam a fazer negócios.
Maquininha granito reclame aqui comentários
Primeiramente, Alguns problemas relatados, como pagamentos, antecipação e meios de pagamentos eletrônicos. Assim sendo, seguem alguns comentários:
"Boa tarde! Minhas vendas desde sexta-feira (04/03) não entraram na conta ainda. Hoje 09/03 estou com boletos atrasados gerando juros diários e aguardando a entrada destes valores e nada. Cada vez que eu ligo no 0800 da empresa, me passam uma nova previsão, e já avisaram que não podem arcar com o juros destes boletos."
Reclame aqui — Maquininha Granito valor
"Tenho a maquininha da granito a um ano . Infelizmente de um tempo pra cá , os pagamentos não caem na data . Está com péssimo atendimento . Chamo no chat e demora horas para retornar , sempre com a mesma resposta pronta :
Boa tarde,
Caso seu contato seja referente aos pagamentos, os arquivos serão pagos hoje até o final do dia, peço que acompanhe através do seu extrato bancário.Hoje mesmo estava para cair R$2.054,00 total . Caiu 1375 e consta tudo como pago . Isso é um absurdo !"
Reclame aqui - Maquininha Granito Valor
"Quero o cancelamento da minha conta da granito, fiz a devolução da maquina rastreamento: QB407325991BR, porem não recebi retorno de cancelamento total com a granito, preciso da confirmação de cancelamento e que não devo nada na granito. Quero o contato por mensagem via reclame aqui qualquer contato fora do reclame aqui será automaticamente bloqueados e ignorados. Todos os documentos e provas necessárias podem ser solicitados pelo o campo do reclame aqui. No aguardo"
Reclame aqui - Maquininha Granito Valor
Aprenda a transformar seu Smartphone em uma maquininha de cartão
Follow @oguiainvestidor
DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.