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- A Tesla ganhou notoriedade do mercado como o grande nome do setor dos carros elétricos;
- No entanto, o CEO da Volkswagen está indicando que a companhia quer “roubar a coroa” da empresa de Elon Musk até 2025
A Volskwagen está com um foco ousado, mas completamente possível. O plano é reduzir seus custos e padronizar tecnologias estratégicas, para assim conseguir competir com a Tesla (TSLA34), além de aumentar a distância para as demais montadoras nesse mercado de veículos elétricos (VE ou EV na sigla em inglês).
A maior montadora de carros da Europa irá reestruturar as suas operações, para assim liberar fundos para investir em novas tecnologias e nas inovações necessárias para viabilizar a popularização dos VE da companhia.
A meta da empresa é líder do mercado até no máximo 2025. Para isso, a empresa vem introduzindo novos modelos movidos a bateria, anunciou um novo projeto para a produção dessas baterias e fechou um acordo com sindicatos para cortar mais empregos na Alemanha e reduzir seus custos, por exemplo.
A Volkswagen, possui várias marcas, e tem sobre seus “ramos” outras grandes montadoras do mercado global de automóveis. Como a Porsche, Lamborghini, Bucatti e várias outras.
Por isso a entrada da empresa com tanta força no ramo dos carros elétricos pode ser o passo necessário para esse tipo de carro seja mais popular que os movidos a combustível.
E assim para esse propósito a empresa lança este projeto. A Volkswagen espera que até o ano de 2030, 70% das vendas totais de carros na Europa sejam de carros elétricos. Um aumento considerável da meta anterior de 35%.
O Grupo pretende investir mais de 16 bilhões de euros. Assim focando em eletrificação e digitalização até 2025, além de investir em pesquisa e desenvolvimento de baterias mais sustentáveis e dinâmicas.
Simultaneamente Volkswagen expande duas fábricas altamente complexas em Austin e Glenhead (perto de Berlim) e expande a produção em Xangai.
O CEO Herbert Diess ressaltou que até 2025 estará na liderança. O otimismo e a confiança de Diess contrastaram com uma declaração que ele fez em um evento promovido por jornais britânicos há um mês. Na época, Diess observou que não esperava que a Tesla, sua principal concorrente no mercado dos EUA, fosse “tão rápida e bem preparada”. Ele ressaltou que espera uma “corrida dura” para chegar à vanguarda do mercado de veículos elétricos na próxima década depois de ver a evolução dos concorrentes. As previsões das empresas dão alguma medida da encenação do conflito.
A Volkswagen prevê vender cerca de 700 mil carros elétricos em todo o mundo em 2022. Já o CEO da Tesla, Elon Musk, por sua vez, já indicou que a companhia seria capaz de entregar 1,5 milhão de veículos no mesmo período. Entretanto, depois de contornar com mais rapidez que seus rivais a crise global na oferta de semicondutores, a Tesla passou a enfrentar, mais recentemente, uma série de problemas na produção de suas fábricas instaladas nos Estados Unidos, na Europa e na China.
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