Continua após o anúncio
A MadeiraMadeira – a maior empresa de e-commerce de móveis do país – acaba de adquirir a Casatema, varejista que desenvolve e comercializa móveis para crianças e adolescentes.
A aquisição é a terceira e a maior do CEO Daniel Scandian na história da MadeiraMadeira, que já adquiriu a iTrack no ano passado e a IguanaFix em abril.
Além disso, o negócio aumenta muito a presença da Madeira Madeira no segmento de mobiliário infantil, onde não está bem colocada.
Até agora, a Madeira Madeira tem apenas 5% de quota de mercado de vendas online neste nicho, em comparação com a sua quota global de 20% do mercado do mobiliário. Ademais, com a aquisição, a fatia de móveis infantis vai mais que dobrar, disse o diretor financeiro Carlos Eduardo Annibelli.
“A Casatema tem um modelo bem asset light, que é muito parecido com o nosso,” disse ele. “Eles têm o know-how do desenvolvimento e a propriedade intelectual dos produtos que fazem, mas eles não fabricam, mandam produzir tudo com fabricantes cadastrados.”
De olho no operacional
A transação vem num momento de virada no mercado de venture capital, com valuations caindo e várias startups tendo que demitir — inclusive a MadeiraMadeira, que fez 60 demissões no início do mês (3% do total de funcionários). Carlos disse que a empresa está muito saudável — com boa parte dos US$ 190 milhões que levantou em janeiro do ano passado ainda no caixa.
Segundo ele, a empresa teve EBITDA positivo de 2016 até 2020, mas saiu do breakeven no ano passado porque decidiu aumentar os investimentos e acelerar a expansão. No ano que vem, o EBITDA deve continuar no vermelho, segundo o CFO.
“Mas ele vem melhorando muito. Além disso, temos uma situação diferente de outras empresas porque operamos com o modelo de drop shipping, então tudo que eu perco no contábil eu equilibro depois no capital de giro.”
Follow @oguiainvestidor
DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.