Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Venda de novos imóveis acumula alta de 13,5% no ano, aponta indicador ABRAINC-FIPE

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

O número de novos imóveis vendidos no Brasil acumula um crescimento de 13,5% nos oito primeiros meses de 2022, quando comparado com o mesmo período do ano passado. Ao todo, 110.033 unidades foram comercializadas de janeiro a agosto deste ano. Os dados fazem parte de um levantamento realizado com 18 empresas associadas à ABRAINC (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias) em parceria com a FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).

O segmento de Médio e Alto Padrão (MAP) mantem-se como o destaque. Nos oito primeiros meses de 2022, os imóveis do tipo acumularam uma alta 87,4% nas vendas e atingiram 30.441 unidades comercializadas.

Por sua vez, os dados do segmento Casa Verde e Amarela (CVA) comercializou 77.458 moradias. O CVA segue em recuperação ao longo do ano, refletindo as medias que foram implantadas no decorrer de 2022 e proporcionaram uma melhora nas condições de financiamento as famílias de baixa renda e que um número maior de famílias possa realizar a compra de uma moradia digna.

Leia mais  Aluguel em Brasília acumula sete meses consecutivos de alta, segundo Wimoveis

Ao longo dos oito primeiros meses de 2022, 75.544 novos empreendimentos foram lançados em todo o Brasil, de acordo com o levantamento.

No período, também foram entregues 56.556 unidades, o que aponta um crescimento de 18,4% em relação ao observado no mesmo intervalo do ano passado. Os empreendimentos do CVA foram responsáveis pela maior parcela das unidades entregues com 50.683 imóveis (alta de 17,6%), e os do MAP registraram 5.373 entregas e um crescimento de 14,8%.

O presidente da ABRAINC, Luiz França, destaca que o setor da incorporação imobiliária segue com um bom desempenho e os indicadores refletem uma gradual melhora no ambiente econômico: com queda no desemprego, arrefecimento nos custos da construção, aumento da renda das famílias, entre outros indicadores. Com esse cenário, aumenta a expectativa positiva para lançamentos de novos empreendimentos nos próximos meses, o que indica que os players do setor se mantêm confiantes no mercado e enxergam boas perspectivas para o setor em 2023”, afirma o dirigente.

Leia mais  Recuperação? Lançamentos de imóveis crescem 42%, aponta indicador ABRAINC-Fipe

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

5 dicas para sair do aluguel e começar 2024 em um imóvel próprio

Autor Convidado

Preço de Aluguéis dispara em janeiro

Guia do Investidor

Índice de Variação de Aluguéis Residenciais variou 1,80% em outubro

Guia do Investidor

Pagar aluguel com investimentos pode ajudar no orçamento doméstico

Guia do Investidor

Venda de imóveis residenciais sobe 14,4% no ano, aponta indicador ABRAINC-FIPE

Guia do Investidor

Venda de imóveis cresce 9,8% no primeiro semestre, aponta indicador ABRAINC-FIPE

Guia do Investidor

Deixe seu comentário