Continua após o anúncio
Uma loja em Kovel, na Ucrânia, estava sendo usada como fachada para uma mineradora de criptomoedas que roubavam eletricidade para alimentar as máquinas.
A mineradora operava em Kovel, uma cidade Oblast de Volyn, no noroeste da Ucrânia. O portal Kovel Media informou que durante uma inspeção policial na loja realizada em dezembro do ano passado, os policiais descobriram “uma conexão ilegal com um transformador”.
Essa conexão permitiu que os mineradores roubassem eletricidade da rede.
Um tribunal da cidade ordenou que a proprietária da loja – Alla Dieneka – pagasse uma indenização de mais de US$ 11.500 à Volenoblenergo, para a operadora da rede elétrica da cidade. Ela também foi condenada a pagar custas judiciais de pouco menos de R$ 1.050.
Além disso, 51 pessoas podem ter sido cúmplice do crime, com “seções” da loja reformadas com “equipamento de mineração conectados à Internet”.
Dieneka supostamente se declarou culpada das acusações e, embora tenha o direito de apelar do veredicto, provavelmente não tentará fazê-lo.
O governo da Ucrânia expressou sentimentos pró-cripto e tentou criar um sistema progressivo de regulamentação para o setor.
Também tentou usar criptomoedas como uma ferramenta de arrecadação de fundos para sua luta militar com a Rússia. E, embora a mineração de criptomoedas não seja ilegal no país, a polícia vem tentando reprimir aqueles que tentam operar de forma ilegal, roubando energia da rede.
Follow @oguiainvestidor
DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.