Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Ibovespa: B3 exclui IRB e Positivo da carteira teórica

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

A B3 divulgou nesta sexta-feira (16) a segunda prévia para a carteira teórica do Ibovespa que vai valer para o intervalo entre janeiro e abril do ano que vem.

O Ibovespa é o principal indicador de desempenho das ações negociadas na B3 e reúne as empresas mais importantes do mercado de capitais brasileiro. Foi criado em 1968 e, ao longo desses 50 anos, consolidou-se como referência para investidores ao redor do mundo.

Reavaliado a cada quatro meses, o índice é resultado de uma carteira teórica de ativos. É composto pelas ações e units de companhias listadas na B3 que atendem aos critérios descritos na sua metodologia, correspondendo a cerca de 80% do número de negócios e do volume financeiro do nosso mercado de capitais.

Leia mais  NY fecha estável após fala de Powell

Assim, a bolsa excluiu IRB (IRBR3) e manteve Positivo (POSI3) de fora, sendo que nenhum papel foi incluído. Se essa lista for mantida na última prévia, o Ibovespa passará a contar com 90 ações. A saída da IRB do índice já era esperada.

Em relatório divulgado no final de novembro, a XP disse que o papel corria o risco de ser excluído e ser classificado como Penny Stock (ações com preço médio abaixo de R$ 1,00 no trimestre). Já a exclusão de Positivo já constava na primeira prévia do Ibovespa, divulgada em 1º de dezembro. O maior peso do índice permanece com a Vale (VALE3), com participação de 15,643%, fatia ainda maior do que os 14,194% atuais. Itaú (ITUB4) teve sua participação elevada dos atuais 5,992% para 6,144%, ocupando a posição de segundo ação de maior peso no índice. Na sequência aparecem Petrobras PN (PETR4), com peso de 5,499%, menor que os 7,343% atuais, enquanto Petrobras ON (PETR3) teve seu peso elevado para 5,038%, ante 4,829% da carteira atual.

Leia mais  Seguradoras devem sofrer com os efeitos do Coronavírus

A B3 divulga regularmente três prévias das novas composições dos índices: a 1ª prévia, no primeiro pregão do último mês de vigência da carteira em vigor; a 2ª prévia, no pregão seguinte ao dia 15 do último mês de vigência da carteira em vigor e a 3ª prévia, no penúltimo pregão de vigência da carteira em vigor.


Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Ibovespa inicia a sexta-feira com baixa e seus ativos buscam ganhos curtos

Paola Rocha Schwartz

Gol dispara 20% e Petrobras tem leve alta em dia de volatilidade na B3

Rodrigo Mahbub Santana

Ibovespa abre com baixa e sem impulsos, seus ativos iniciam sem ânimo

Paola Rocha Schwartz

Sem Ibovespa, índice em dólar do Brasil recua acompanhando perdas em Wall Street

Rodrigo Mahbub Santana

Ibovespa sobe com queda dos juros futuros; bolsas de NY fecham mistas

Rodrigo Mahbub Santana

Ibovespa abre com alta acompanhando os ganhos curtos de seus principais ativos

Paola Rocha Schwartz

Deixe seu comentário