Guia do Investidor
biodiesel
Guias

Você sabe o que é o Diesel Verde? Entenda o significado.

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

É inegável que o setor de transporte é um dos principais motores da economia no Brasil. Nos primeiros 5 meses de 2022, o consumo de combustíveis cresceu 2,9% em relação a 2021, e parte desse consumo de energia vem do petróleo.

Muito se sabe sobre os grandes impactos ambientais que a produção de petróleo causa, podendo ocorrer acidentes e vazamentos. Então, a poluição do oceano, desmatamento e a morte de animais marinhos e terrestres se faz presente.

Diante desses males, a busca por biocombustíveis também é crescente. Apesar de não ter sido o setor mais inovador em produto e/ou processo de negócios (sendo apenas 54,6%), há a busca por soluções que reduzam danos.

Sendo assim, os biocombustíveis são opções para auxiliar na redução da emissão de CO2. Eles são fontes renováveis de energia que dão resultados positivos e estão divididos em 4 gerações.

HVO – O Diesel Verde

O Óleo Vegetal Hidrotratado, também chamado de HVO (do inglês, Hydrotreated Vegetable Oil) ou diesel verde, é um biocombustível feito de óleos vegetais. Ele tem composição parecida com a dos combustíveis feitos de petróleo, mas por ser renovável, é considerado um biocombustível de 2ª geração.

Um biocombustível dessa geração utiliza qualquer forma de matéria orgânica, incluindo resíduos industriais e agrícolas. Assim, pode reduzir 90% das emissões de gases do efeito estufa.

Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

Processo de produção

diesel verde producao
diesel verde producao

A partir da matéria prima, que é um óleo vegetal ou gordura animal, ocorre uma reação com hidrogênio com a pressão e temperatura controlada. Então, surge um combustível muito parecido com o combustível fóssil, só que mais limpo.

Leia mais  Ibovespa abre em queda acompanhando as baixas das elétricas

O diferencial do HVO é que ele pode ser produzido a partir de várias matérias primas, incluindo restos de óleo de cozinha e até lodo de esgoto. Assim, não afeta a produção de alimentos, pois o nosso país possui uma grande extensão de plantio, bem como um solo muito favorável para diversas culturas.

Mas é essencial que a produção dos biocombustíveis, em geral, seja feita de forma ecológica e sustentável, para que não afete o meio ambiente e continue como uma solução limpa.

Uma crítica que existe sobre a produção do HVO é que para sua produção, é necessário utilizar um elemento fóssil – no caso, o Hidrogênio. Entretanto, cabe a reflexão de que as mudanças de hábitos e costumes ocorrem na medida do possível e praticável.

Logo, é difícil existir uma solução perfeita, mas de pouco em pouco, a evolução ocorre.

Posição da Petrobras

Um dos investimentos no diesel verde feito pela Petrobras foi a compra de 1,5 milhão de litros de óleo de soja, utilizados para testes comerciais. A intenção era ver a adesão do público a esse combustível.

Leia mais  Petrobras (PETR4): Compass não foi qualificada a comprar Gaspetro

Comercializado como Diesel R5, ele sai da refinaria com 95% de diesel derivado do petróleo e 5% de diesel verde. Depois, é necessário adicionar 10% de biodiesel éster.

O primeiro lote fabricado teve sucesso nas vendas, sendo um importante passo para o investimento em soluções ecológicas.

Meio ambiente em foco

Nosso país se mostra cada vez mais dependente do óleo diesel. O transporte rodoviário é muito forte, existindo uma frota de 3,5 milhões de caminhões em circulação. Em 2021, o Brasil bateu recorde de venda de combustível, vendendo 62,1 bilhões de litros.

Questões sobre sustentabilidade são debatidas não só aqui, mas no mundo inteiro. A criação do Acordo de Paris reforça a necessidade de medidas emergenciais, que aos poucos vão surgindo para conscientizar.

A popularização do HVO é de suma importância para a redução da emissão de gases do efeito estufa, algo que pode ajudar na meta de manter as temperaturas abaixo da média global.

Isso porque o diesel verde pode chegar perto de zerar a emissão de Gás Carbônico, além de baixar de 50% a 90% a emissão de outros gases.

Dessa forma, reforçamos a importância de ter um investimento forte não só no diesel verde, mas na maior quantidade possível de recursos ecológicos e renováveis, a fim de evitar a degradação ambiental e o esgotamento dos combustíveis fósseis.

Outras vantagens do Diesel Verde

Além da matéria prima renovável e da relação ambiental, a qualidade é superior ao biodiesel a base de éster. O processo químico do HVO é igual o dos outros tipos de diesel, mas diferente desses, não possui contaminantes.

Leia mais  Ibovespa inicia em queda junto à Vale e Petrobras em negativas

Também, é mais estável, então diminui os problemas relacionados a armazenamento e também possíveis problemas nos motores, como entupimento de filtro. Assim, preserva mais o veículo, mantendo a qualidade do motor e aumentando a vida útil.

Ainda, segundo resolução do Diário Oficial da União, a regulamentação do diesel verde ajuda também na produção e comercialização do bioquerosene de aviação.

Dificuldades do Diesel Verde

Citado antes, existe o dilema sobre o uso de elementos fósseis para a produção química do HVO, como o hidrogênio, derivado do gás natural. Sendo assim, não é possível considerá-lo 100% verde.

Outra problemática é que o consumo deste combustível pode ser 0,8% a 3,5% maior em volume, se comparado com os fósseis.

Conclusão

Por fim, o maior empecilho para a popularização do diesel verde pode ser os custos de produção e venda, bem como a recepção do consumidor final. E, por enquanto, tais fatores só serão respondidos com tempo e investimento.

Portanto, o diesel verde é um combustível ideal, renovável e mais limpo, mas está ligado ao transporte público e rodoviário. Por isso, necessita passar pelas burocracias do Estado. Os testes feitos foram positivos, mas a Petrobras aguarda uma nova regulamentação do governo.

Logo, são necessários investimentos fortes e constantes, motivando a produção para, enfim, caminharmos para a mudança.


Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Petrobras considera comprar fatia da Braskem

Rodrigo Mahbub Santana

Ibovespa abre em queda acompanhando as baixas das elétricas

Paola Rocha Schwartz

Ibovespa abre em alta impulsionado por Vale, aéreas e bancos

Paola Rocha Schwartz

Queda do dólar e aumento do estoque de crédito: confira o resumo do dia

Rodrigo Mahbub Santana

Petrobras atualiza valor dos dividendos extraordinários por ação

Paola Rocha Schwartz

Petrobras abre licitação para retomar obras em alvo da lava jato

Paola Rocha Schwartz

Deixe seu comentário