Continua após o anúncio
O Banco Inter parece estar cada vez mais interessado na rentabilidade do segmento imobiliário. A holding do banco digital Inter (INTR) anunciou nesta terça-feira (7) a aquisição de 100% do capital da YellowFi, empresa de originação de crédito imobiliário e gestora de fundos nos Estados Unidos.
Segundo comunicado a transação, cujo valor não foi divulgado, expande a oferta de produtos financeiros pelo grupo do bilionário mineiro Rubens Menin na maior economia do mundo.
Um dos fundos sob gestão da YellowFi, o Brickell Bay Mortgage Opportunity Fund LP, investe em notas de crédito imobiliário residenciais nos EUA, segundo comunicado do Inter. Como parte da transação, Cassio Segura, sócio da YellowFi e ex-CEO do Banco do Brasil Americas (BB Americas), se juntará à equipe executiva do Inter para supervisionar e expandir os negócios.
Segundo o banco, a aquisição da YellowFi vai acelerar o objetivo do Inter em expandir as soluções oferecidas aos clientes que desejam economizar e fazer transações e investir nos EUA, ao permitir que eles invistam no setor imobiliário dos EUA por meio do fundo gerido pela YellowFi.
A aquisição mostra que o banco está buscando novas abordagens de atuações no segmento de FIIs (Fundos de Investimento Imobiliário) e REITs.
Estes têm como objetivo investir em ativos imobiliários, como imóveis comerciais, residenciais, shoppings centers, entre outros. Esses fundos são compostos por uma carteira de ativos imobiliários, e os cotistas são os investidores que aplicam seu dinheiro nesse fundo, possuindo uma fração proporcional dos ativos.
Já os REITs (Real Estate Investment Trusts) são trusts imobiliários que existem principalmente nos Estados Unidos e têm como objetivo investir em imóveis comerciais, residenciais, entre outros. Eles são vendidos na bolsa de valores e os investidores compram cotas do trust, possuindo uma fração dos ativos imobiliários mantidos pelo trust.
A dualidade entre FIIs e REITs está no fato de ambos serem instrumentos financeiros que permitem aos investidores participarem de uma carteira de ativos imobiliários sem precisarem adquirir esses ativos de forma direta. No entanto, enquanto os FIIs são comuns em muitos países, incluindo o Brasil, os REITs são exclusivos dos Estados Unidos e possuem características regulatórias específicas, como a obrigatoriedade de distribuir ao menos 90% de seus rendimentos aos investidores.
Follow @oguiainvestidor
DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.