Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Executivos de finanças estão menos otimistas em relação à economia, aponta pesquisa do IBEF-SP

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Executivos de finanças estão menos otimistas com o futuro da economia, de acordo com pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças de São Paulo (IBEF-SP) e pela Saint Paul Escola de Negócios. O levantamento, referente ao quarto trimestre de 2022 (outubro, novembro e dezembro), indica que o Índice de Confiança do CFO (iCFO) caiu de 138,9 para 131,7 pontos percentuais, se comparado ao trimestre anterior. Com esse dado, o indicador retoma ao patamar do 1º trimestre de 2022.

“Nosso objetivo é apresentar para a sociedade a perspectiva de confiança dos executivos de finanças na economia brasileira, nos setores produtivos da economia e no desempenho esperado para suas organizações”, afirma José Cláudio Securato, presidente do Conselho do IBEF-SP e CEO da Saint Paul Escola de Negócios. Securato explica que o menor otimismo com relação aos próximos 12 meses está refletido nas perspectivas de rentabilidade e lucratividade das empresas.

Leia mais  Produção de veículos aumenta 1,3% em 2023, diz Anfavea

A pesquisa também aponta que as principais preocupações indicadas pelos CFOs foram a demanda do mercado interno; o custo dos insumos; o câmbio; a atração, retenção e motivação de talentos; e o acesso a recursos financeiros (funding).

“Observa-se que a preocupação com a inflação, terceira mais citada no trimestre anterior, aparece na décima primeira posição neste 4º trimestre”, aponta Securato.

Macroeconomia, setor e empresa

O iCFOm, que representa o índice de confiança em relação à macroeconomia, foi o componente que apresentou maior volatilidade ao longo da série. Neste trimestre, segue refletindo a instabilidade do cenário macroeconômico do país, chegando a 132,3, com uma variação negativa de -5,9 pontos percentuais, quando comparado ao trimestre passado.

“Essa variação negativa foi mais significativa nos índices referentes ao setor e à empresa. Respectivamente, o iCFOs (setor) alcançou 133,9 pontos, apresentando uma queda de -8,8 pontos percentuais. Já o iCFOe (empresa) chegou a 128,8 pontos, com uma queda de -7 pontos percentuais. se comparado ao período anterior”, explica Securato.

Perspectivas de investimentos

Quanto ao destino dos investimentos previstos para os próximos 12 meses, destaca-se a ampliação da capacidade instalada, citada por 28,2% dos respondentes. A previsão de investimento em Tecnologia da Informação (TI) foi o segundo fator mais citado, com 17,6%, sendo item recorrente entre as três primeiras posições, desde o início da pesquisa, em 2016.

Leia mais  Pela 1ª vez, Brasil deve fechar ano com 100 milhões de empregados

Aos CFOs que preveem investimentos em TI para os próximos 12 meses, foi perguntado o quanto desses investimentos será destinado a soluções de Inteligência Artificial e Big Data. “Cerca de 48% dos respondentes preveem utilizar menos da metade dos valores previstos para esse fim e cerca de 36% não incluem esse tipo de investimento entre os valores previstos para TI”, aponta Securato. Os demais respondentes, cerca de 17%, preveem utilizar metade, ou mais, dos valores destinados a TI para esse tipo de solução.

O Índice de Confiança do CFO

O iCFO tem como objetivo captar a confiança dos Chiefs Financials Officers (CFOs) quanto ao desempenho futuro do país e dos negócios no Brasil. Para tanto, são verificadas as suas expectativas quanto à macroeconomia, ao seu setor e à sua empresa de atuação, considerando os próximos 12 meses. Em 2023, a pesquisa completa sete anos, sem intervalo. A periodicidade do iCFO é trimestral.

Conheça o IBEF-SP

O Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças de São Paulo (IBEF-SP) é uma organização sem fins lucrativos, formada por profissionais do ecossistema de finanças e administração, cujas empresas representam mais de 20% do PIB brasileiro. O IBEF-SP promove eventos técnicos, programas de certificações, pesquisas, premiações e eventos sociais, que proporcionam networking qualificado e ambiente de negócios. Às vésperas de completar 50 anos, seu objetivo principal é promover o compartilhamento de conteúdo atual e relevante à comunidade de finanças. Clique aqui e saiba mais.

Leia mais  IGP-DI cai 1,45% em junho

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Vale a pena ser motorista de aplicativo em tempo integral?

Guia do Investidor

Brasileiro recupera milhões de saldos presos na FTX

Fernando Américo

Ripple lança cartilha gratuita sobre blockchain no Brasil

Fernando Américo

Stablecoins ganham destaque e atraem empresas e governos

Fernando Américo

PRF apreende equipamentos de mineração de Bitcoin sem nota

Fernando Américo

A necessária expansão do setor portuário brasileiro

Autor Convidado

Deixe seu comentário