Continua após o anúncio
Nesta quinta-feira (23), a empresa Minerva (BEEF3) emitiu um comunicado informando que o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA) suspendeu temporariamente as exportações de carne bovina do Brasil para a China. Isso ocorreu após um caso de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), também conhecido como “vaca louca”, ter sido confirmado no Pará em um animal de nove anos.
A empresa enviou amostras para um laboratório referência no Canadá, que poderá determinar se o caso é atípico, o que significa que é espontâneo e não representa um risco de disseminação no rebanho ou para os seres humanos.
A Minerva esclareceu que a suspensão das exportações é um protocolo sanitário acordado entre o MAPA e a Administração Geral de Supervisão de Qualidade, Inspeção e Quarentena da China. Embora as exportações para a China estejam temporariamente suspensas, a empresa continuará a atender a demanda chinesa através de suas plantas de abate no Uruguai e Argentina, sem afetar sua participação no mercado ou relacionamento com seus clientes.
A Minerva também destacou que desde 2015, a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) exclui a ocorrência de casos de EEB atípica para fins de reconhecimento do status oficial de risco do país. A doença pode ocorrer espontaneamente e esporadicamente em todas as populações de bovinos no mundo.
As ações vão despencar?
A suspensão temporária das exportações de carne bovina para a China, que é um importante mercado para os frigoríficos brasileiros, pode afetar diretamente a receita dessas empresas e, consequentemente, seu desempenho financeiro. Isso pode levar a uma queda no preço das ações dessas empresas na bolsa de valores.
Além disso, a confirmação de um caso de vaca louca pode gerar preocupações quanto à segurança dos produtos dessas empresas e, portanto, reduzir a demanda por seus produtos tanto no mercado doméstico quanto internacional. Isso também pode afetar negativamente o desempenho financeiro das empresas e levar a uma queda no preço de suas ações.
Por fim, a divulgação de notícias negativas relacionadas à doença da vaca louca pode abalar a confiança dos investidores no setor frigorífico como um todo, o que pode levar a uma queda no preço das ações de todas as empresas desse setor na bolsa de valores.
As ações do setor operam mistas na abertura da bolsa desta quinta-feira:
Portanto, é importante que as empresas do setor frigorífico mantenham altos padrões de segurança e qualidade em seus produtos e comuniquem efetivamente sobre medidas preventivas e de controle da doença da vaca louca para minimizar esses riscos e preservar a confiança dos investidores.
Follow @oguiainvestidor
DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.