Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Alta da gasolina em março já é responsável por 38% da inflação

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

O governo federal retomou a cobrança dos impostos federais para combustíveis a partir de 1º de março deste ano, após ter suspendido em junho de 2022. Essa medida teve impacto na inflação do mês, como mostra a prévia do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – 15 (IPCA-15) divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os preços do etanol, que também tiveram os impostos retomados, subiram 1,96% em março, enquanto os demais combustíveis tiveram queda: o óleo diesel (-4,86%) e o gás veicular (-2,62%). Já a energia elétrica subiu 2,85% no mês, respondendo por 0,11 ponto percentual da taxa de 0,69% do IPCA-15.

A alta da energia elétrica reflete a reinclusão das tarifas de uso dos sistemas de transmissão e distribuição na base de cálculo do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), que já havia aparecido no resultado fechado do IPCA de fevereiro. Inicialmente, essa reinclusão ocorreu em locais específicos, a partir de decisões da Justiça, mas foi confirmada pelos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) no início de março.

Leia mais  Inflação pelo IPC-S sobe 0,70% na primeira quadrissemana de abril

Por outro lado, os preços dos alimentos tiveram incremento menos intenso em março, com destaque para a queda dos preços da batata-inglesa (-13,14%) e do tomate (-6,34%), além da desaceleração da alta dos custos com educação.

Com a volta da cobrança de impostos federais, o preço da gasolina subiu 5,76% pelo IPCA-15, a prévia da inflação no país, sendo a maior influência individual no mês. A gasolina respondeu por quase 40% (37,6%) da alta do índice, sendo importante lembrar que a inflação mede a variação dos preços. Os preços permanecem no patamar elevado que tinha sido atingido após os reajustes de fevereiro.


Nos siga no Google News
Leia mais  BCE: Cortes de juros gera consenso e possui incertezas

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Anuncio do pacote fiscal pode ser feito na próxima semana

Rodrigo Mahbub Santana

Preço do etanol sobe e gasolina se mantém estável

Fernando Américo

BCE descarta impacto de tarifas de Trump nas perspectivas de inflação da Europa

Paola Rocha Schwartz

Número de falências dispara 50% em 2024 e empresas enfrentam desafios

Paola Rocha Schwartz

Peso argentino aumenta seu valor e atinge recorde

Rodrigo Mahbub Santana

Mercado eleva previsão da inflação de 4,62% para 4,64%

Agência Brasil

Deixe seu comentário