Continua após o anúncio
A participação de mercado da Binance, uma das principais exchanges de criptomoedas, caiu 16% em uma semana após a Comissão de Negociação de Futuros e Commodities (CFTC) abrir um processo por suposta violação dos regulamentos de derivativos.
A empresa de análise de blockchain Kaiko divulgou que a Binance detinha 70% do volume de mercado na semana passada, mas o número caiu para 54%. A Upbit foi a única exchange a registrar aumento na participação de mercado.
Fim das isenções de taxas pode ter contribuído para a queda de participação de mercado da Binance
A Binance, uma das principais exchanges de criptomoedas, viu sua participação de mercado cair 16% em uma semana, após a Comissão de Negociação de Futuros e Commodities (CFTC) abrir um processo por suposta violação dos regulamentos de derivativos.
De acordo com a empresa de análise de blockchain Kaiko, a Binance detinha 70% de todo o volume do mercado na semana passada, mas esse número caiu para 54%, com a Upbit sendo a única exchange a registrar aumento na participação de mercado.
Embora a Binance tenha perdido participação de mercado no mercado à vista, a exchange permanece resiliente no mercado futuro, perdendo apenas 2% de participação. Isso sugere que a queda na participação de mercado não tem tanto a ver com o caso da CFTC, mas sim com outros fatores.
Um desses fatores é o fim das isenções de taxas na Binance. Durante algum tempo, a exchange isentou seus clientes de pagarem taxas em diversos pares de criptomoedas, incluindo os mais negociados do mercado. Só que a empresa mudou essa política e decidiu voltar a cobrar as taxas no mercado.
Desde o colapso da FTX em novembro, a Binance ganhou significativa participação de mercado. Depois de novembro de 2022, a participação de mercado da Binance saltou de 50% para 65%.
Muitos desses clientes vieram por causa da quebra da FTX, mas também pelas taxas gratuitas. Agora que a cobrança voltou, os clientes da Binance provavelmente estão mudando para outras plataformas com taxas mais competitivas. Segundo a Kaiko, esse movimento explica a maior parte da migração de volume.
A queda na participação de mercado da Binance sugere que as exchanges de criptomoedas estão sujeitas a mudanças rápidas, tanto regulatórias quanto internas.
A mudança de política de taxas da Binance levou a uma perda significativa de participação de mercado, e a empresa pode precisar rever sua estratégia de preços para continuar a atrair clientes. Além disso, o caso da CFTC destaca os riscos regulatórios envolvidos nas operações das exchanges de criptomoedas e destaca a necessidade de conformidade com os regulamentos. A competição no mercado de criptomoedas continua a aumentar, com novas exchanges.
Follow @oguiainvestidor
DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.