Continua após o anúncio
É comum no mercado financeiro ouvir que ‘rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade no futuro’, sendo essa uma das grandes dores dos investidores na hora de decidir onde investir. Mas uma ferramenta que o Itaú acaba de disponibilizar tende a contribuir para a tomada de decisões sobre quais produtos podem vir a ter desempenhos mais positivos e aderentes a portfolios de investimento.
O aplicativo íon, do Itaú Unibanco, conta agora com a funcionalidade de projeção de rentabilidade para fundos de investimentos, sendo inédita em plataformas e aplicativos transacionais de alocações. Dessa maneira, com base em mais de 10 mil simulações de cenários, é possível ter uma ideia do desempenho médio, otimista e pessimista que o produto pode vir a ter em até 12 meses à frente.
Para tal metodologia, são utilizadas as projeções e perspectivas macroeconômicas para os principais índices de mercado (CDI, IPCA, Ibovespa, Dólar, etc…) fornecidas pelo time de Pesquisa Econômica do Itaú Unibanco.
Assim, é possível ter um melhor entendimento sobre o comportamento dos principais indicadores de mercado e, a partir desse conhecimento, criar simulações para cada um deles. Na sequência, a ferramenta procura apontar comportamentos de diferentes produtos de investimento por meio de um processo computacional robusto, estimando suas projeções por meio de técnicas estatísticas.
Além da projeção de produtos específicos, os usuários do íon também vão conseguir visualizar como seria a performance futura da carteira atual de investimentos e também das carteiras recomendadas pelo Itaú com base no perfil dos clientes (conservador, moderado, arrojado e agressivo).
Para encontrar as simulações de projeção de rentabilidade dentro do aplicativo íon acesse a vitrine de produtos e clique em qualquer fundo de investimento. Na tela detalhada de cada fundo você encontrará o gráfico de projeção, bem como uma FAQ com as principais perguntas e respostas.
Follow @oguiainvestidor
DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.