Continua após o anúncio
Os Barômetros Econômicos Globais Coincidente e Antecedente subiram 2,0 e 2,1 pontos, respectivamente, em julho de 2023, passando a 85,8 e 93,2 pontos. O resultado favorável ocorreu nos dois horizontes de tempo das três regiões pesquisadas. Os dois indicadores têm flutuado em faixas relativamente estreitas desde março deste ano. O Barômetro Coincidente tem oscilado entre 84 e 86 pontos; o Antecedente, entre 91 e 95 pontos.
“As oscilações positivas dos Barômetros Globais Coincidentes nas três regiões em junho não foram suficientes para reverter os resultados acumulados em 12 meses em duas delas, a exceção ficando por conta do Hemisfério Ocidental. Nas regiões da Ásia e Europa, se por um lado medidas de política monetária restritiva já surtem um efeito de arrefecimento dos aumentos generalizados dos preços, por outro os resultados dos Barômetros Coincidentes reproduzem as dificuldades de manutenção do ritmo de crescimento dos principais indicadores do nível de atividades ao longo da maioria dos setores. Por sua vez, essa dinâmica mais positiva da questão inflacionária afeta positivamente as expectativas refletidas no crescimento dos Barômetros Globais Antecedentes em todas as regiões”, avalia Paulo Picchetti, pesquisador do FGV IBRE.
Barômetro Coincidente – Indicadores de regiões e setores
Em julho, o Hemisfério Ocidental apresentou a maior contribuição entre as regiões, de 1,4 ponto, seguido da Ásia, Pacífico & África e Europa, com 0,5 e 0,1 ponto, respectivamente. Apesar da alta no mês, o nível dos indicadores tem refletido um ritmo ainda moderado de atividade econômica mundial, influenciado pelas políticas monetárias mais apertadas em diversos países para enfrentamento do recente surto inflacionário, e em virtude de uma postura de se “esperar para ver” com relação à possibilidade de retomada de taxas mais expressivas de crescimento da economia chinesa. O gráfico abaixo ilustra a contribuição de cada região para a distância do Barômetro Coincidente em relação aos 100 pontos.
Contribuição das regiões para o nível do Barômetro Global Coincidente
Todos os indicadores setoriais coincidentes sobem no mês, com a Construção registrando a quarta alta seguida e o maior nível desde abril de 2022. Apesar dos resultados positivos no mês, a percepção de uma atividade fraca também é disseminada entre os setores, que permanecem em nível inferior à média histórica dos 100 pontos.
Barômetro Antecedente – Indicadores de regiões e setores
O Barômetro Global Antecedente antecipa os ciclos das taxas de crescimento mundial entre três e seis meses. Em julho de 2023, assim como ocorre no Coincidente, todas as regiões contribuem de forma positiva. A região da Ásia, Pacífico & África contribui com 1,0 ponto, seguido pelo Hemisfério Ocidental e Europa, com 0,8 e 0,3 ponto. O nível dos indicadores, no geral, sugere expectativas mais pessimistas para a atividade na Europa e moderadas para o crescimento econômico na região da Ásia, Pacífico & África e Hemisfério Ocidental.
Indicadores Antecedentes Regionais
Os indicadores setoriais antecedentes sobem em julho, com exceção ao indicador de Economia (avaliações dos consumidores e agregadas empresariais), que apresenta a segunda queda seguida. Com o resultado, os indicadores do Comércio alcançam o nível neutro e o da Construção já se aproxima da marca dos 100 pontos.
Follow @oguiainvestidor
DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.